Análise do jogo: Galo 2 x 0 URT – Campeonato Mineiro 2017

Por:
26/03/2017 - 20:12

O Galo comemorou o seu 109º aniversário com vitória por 2 a 0 contra a URT. Na partida disputada nesta tarde de domingo (26), no Independência, Fred e Luan marcaram para o Atlético, que segue com campanha perfeita no estadual: nove vitórias em nove jogos na primeira fase do torneio.

Atlético controla o primeiro tempo, cria chances, mas peca na finalização

Na partida diante da URT, o Galo fez o que se espera de toda equipe grande que enfrenta um adversário inferior tecnicamente, sobretudo jogando em casa. A equipe alvinegra controlou a posse de bola, jogando dentro do campo de defesa da equipe de Patos de Minas na maior parte do tempo para buscar os gols.

Mas a URT, apesar de ser um time limitado tecnicamente, se mostrou uma equipe organizada, jogando de forma muito compacta e protegendo bem o gol de Juninho. O Galo trocava passes, girava o jogo, mas quando se aproximava da área encontrava um adversário bem postado, negando bem os espaços.

URT deu poucos espaços ao Atlético / Foto: Juarez Rodrigues/EM/D. A Press

Os melhores momentos do time de Roger na partida aconteciam quando a equipe encaixava o seu jogo por dentro do campo. Robinho, Elias e até mesmo Marcos Rocha se movimentavam com muita intensidade, tentando achar espaço entre as linhas da URT.

A primeira finalização de perigo do time alvinegro aconteceu apenas aos 26 do primeiro tempo, quando Fred recebeu bom passe de Marcos Rocha, chutou no canto e exigiu grande defesa do ex-atleticano Juninho.  Aos 38 minutos, Cazares, Robinho, Elias e Fred protagonizaram bela trama ofensiva que terminou em gol do camisa 10 equatoriano. Mas o juiz, erroneamente, marcou falta em Elias e invalidou o gol.

A ansiedade para marcar logo o primeiro gol fez com que o Atlético deixasse alguns espaços para a URT encaixar contra-ataques perigosos, que não foram bem finalizados pela equipe de Patos.

Galo mantém o controle, melhora a finalização e garante a vitória

Para o segundo tempo, Roger Machado mudou  a equipe logo no vestiário. O apagadíssimo Danilo foi substituído por Luan, que no decorrer da partida, melhorou o lado direito do Atlético, acrescentando intensidade e qualidade.

Se no primeiro tempo Fred perdeu boa chance dentro da área, logo no início da segunda etapa o atacante não perdoou. Robinho encontrou belo passe para o camisa 9, que dominou com classe e finalizou bem para abrir o placar.

O Atlético manteve a mesma estratégia do primeiro tempo, tomando a iniciativa do jogo, controlando a posse de bola e atacando o adversário. Em vantagem, a equipe alvinegra, porém, fez isso com mais tranquilidade e consequentemente sofrendo menos nos contra-ataques adversários. No final da partida, Luan recebeu belo passe de Cazares, driblou o goleiro e mandou para as redes, matando o jogo no Independência.

No final do jogo, Roger promoveu a estreia de Adilson, que compôs um trio de volantes no meio com Rafael Carioca e Elias, deslocando Cazares para a ponta esquerda. Antes disso, Rafael Moura havia entrado no lugar de Fred.

A equipe atleticana fez um jogo seguro, teve um bom número de chances criadas e controlou a partida, sem sofrer tanto na defesa. Mas é sempre bom colocar um freio na euforia. Apesar de ser um time bem organizado, a URT não representa um grande desafio e é evidente que, visando jogos mais difíceis, contra equipes mais qualificadas, o Galo ainda precisa evoluir muito. Por outro lado, ainda que lentamente, a equipe vem apresentando evoluções em relação ao desempenho dos primeiros jogos da temporada.

Estatísticas do jogo

POSSE DE BOLA: Atlético - 60% | URT - 40%

FINALIZAÇÕES: Atlético - 10 (erradas) e 7 (certas) | URT - 5 (erradas) e 1 (certa)

PASSES: Atlético - 491 (certos) e 49 (errados) | URT - 278 (certos) e 42 (errados)

CRUZAMENTOS: Atlético - 7 (certos) e 25 (errados | URT 5 (certos) e 10 (errados)

DESARMES: Atlético - 16 | URT - 13

LANÇAMENTOS: Atlético - 14 (certos) e 12 (errados) | URT - 10 (certos) e 17 (errados)

FALTAS: Atlético - 12 | URT - 10

ESCANTEIOS: Atlético - 11 | URT - 5

Melhores momentos

Ficha técnica

ATLÉTICO 2 X 0 URT

Motivo: 9ª rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro
Estádio: Independência, Belo Horizonte
Data: 26 de março de 2016
Árbitragem: Ronei Cândido Alves (árbitro) e Márcio Eustáquio Santiago e Pedro Araújo Cotta (assistentes)
ATLÉTICO: Giovanni; Marcos Rocha, Felipe Santana, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Elias, Cazares, Danilo (Luan) e Robinho (Adilson); Fred (Rafael Moura). Técnico: Roger Machado.
Gols: Fred, 3' do 2ºT e Luan, 42' do 2ºT

-

Foto de capa: Juarez Rodrigues/EM/D. A Press