ATLETICANOS, consideremos reconhecer nosso erro! Ainda há tempo!

Por:
13/07/2016 - 22:51

No inicio da madrugada de 25/07/2013, ainda dentro do Mineirão e completamente anestesiado pela inesquecível conquista da Libertadores da América, tive um momento de lucidez quando um amigo me disse que "estava esperando por esse titulo a vida toda". Parei um segundo pra pensar e retruquei:

_Mentira! Nenhum de nós esperava esse título. Sempre quisemos qualquer título que fosse, até uma Copa do Brasil (o que sabemos que viria no ano seguinte) mas uma Libertadores estava muito além da nossa ambição. Eu não pensava em Libertadores. Ele não pensava. Ninguém pensava até estarmos ali, comemorando uma Libertadores.

Aquilo foi pra mim, um dos últimos suspiros de consciência do que é, e do quão difícil é ganhar um título além de Campeonato Mineiro.

Não tenho problema em afirmar isso, primeiro porquê essa história de "time vencedor" no Brasil, é uma falácia! Não existe isso e é fácil provar. O fato de desconsiderarmos os campeonatos estaduais no Brasil, faz com que NENHUM time seja de fato um grandessíssimo campeão! É só ver que nossos maiores campeões nacionais possuem 6 títulos de Campeonato Brasileiro, mesmo sendo clubes centenários. Os clubes considerados grandes campeões em outros países, possuem tantos títulos ou menos, quantos o GALO tem de estaduais. Porém, é possível que os nacionais daqueles países, sejam de nível muito inferior ao que chamamos de "Rural".

Voltando ao raciocínio, sem que eu percebesse naquela noite eu estava pela primeira vez lutando contra a tal "mudança de patamar" pela qual o Atlético passou de "2013 pra cá" e que grande parte da torcida vive repetindo desde aquele dia.

Não amigos! O GALO não mudou de patamar após a conquista da Libertadores, e ainda que ela tivesse feito essa diferença toda na vida do clube, a mudança de patamar não teria como data de aniversário a noite de 25/07/2013. Aquilo foi sim o resultado de um trabalho que começou em 2009. E que, após várias tentativas e erros, enfim deu o resultado que dura até hoje.

O futebol é feito desses ciclos e o GALO esteve nas cabeças do cenário nacional e sulamericano por diversas vezes. Perdemos vários títulos por interferências "extra regulamentares", outras simplesmente porque o futebol permite que o pior vença o melhor e pelo fato disso ser normal. Mas a ausência dos títulos (desconsiderando Mineiro) por um período de trevas, nunca tirou o GALO do seu patamar de GIGANTE!

Me assusta perceber que grande parte da torcida perdeu a consciência do quão difícil é para qualquer time ganhar títulos considerados "de expressão" nacional e continental. Desde 2013, tudo passou a parecer tão simples que titulo virou obrigação. Uma grande campanha sem título virou fracasso. Uma vitória passou a depender da proximidade de um G4 na tabela, da liderança, ou de larga vantagem num mata-mata, para que valha a pena comemorá-la.

Entendo (e me incluo) que esse ciclo para o Atlético, só parecerá perfeito após a conquista de um novo Brasileiro. E realmente, depois de uma década terrível, voltamos a confiar na possibilidade de ganharmos esse título . Tanto é que nossas campanhas recentes tem nos mantido numa sequência histórica de disputas de Libertadores.

Mas atentem amigos. Estamos ansiosos e vendo ali bem perto o título que esperamos a muito tempo, esse sim, eu aceito que é aguardado a anos, e a nossa ansiedade certamente está nos fazendo passar por cima de alguns hábitos, conceitos, propriedades do futebol e até da nossa identidade como MASSA do GALO!

Você já parou pra pensar que podemos estar cometendo erros primários nessa empreitada em busca de mais um título no Brasileiro? Já pensou que podemos estar fazendo merda atrás de merda desde 2013?

Essa reflexão não passa pela tal "vontade de vencer"! Não mesmo, porque eu quero, você quer, e todos os torcedores fanáticos ou modinhas, acostumados ou não acostumados com título, a muito tempo sem ganhar nada ou os campeões recentes, os últimos campeões, TODOS querem vencer!

Todo mundo sempre quer vencer ok?

Não é porquê a gente acha que o GALO tem ótimo elenco, foi muito roubado no passado, pelo investimento que fez ou pelo tempo sem ganhar, que a torcida do GALO quer mais esse título do que qualquer outra. Todos querem! Isso é futebol, não é fila de banheiro em buteco onde você curte seu momento, se alivia e dá lugar ao próximo. Não! É fato que ninguém gostaria de permanecer ocupando seu lugar num mictório por mais tempo que o necessário. Mas no pódio, sim. Todos querem permanecer no topo quanto tempo for possível.

Eu realmente acho que essa nova concepção do futebol desenvolvida por parte da torcida do GALO após a explosão daquela bola no travessão, está errada. É fato que no futebol o terceiro colocado comemora mais do que o vice. Logo, essa nossa impressão enganosa de que todo título está mais próximo do GALO do que das dezenas de concorrentes, nos causa uma decepção imensa. A decepção é decorrente da expectativa que nós mesmos criamos de forma exagerada. Estamos num ciclo vicioso que só se encerra ou tem uma pausa, se rolar um título "importante".

Consequentemente, a pressão a que submetemos jogadores, comissão técnica e diretoria por essa crise toda, tem induzido todos os agentes pelos quais deveríamos estar torcendo, ao erro!

Pra ser mais direto e sem rodeios, tudo que você leu até agora se resume em:

A soberba que nós adquirimos desde 25/07/2013, pode estar atrapalhando o desenvolvimento de trabalhos que dariam certo, se estivéssemos torcendo com a consciência de que não existe obrigação de ganhar porra nenhuma! Mesmo que você tenha a certeza de que o GALO é o melhor time do mundo! É futebol, somos torcedores, então vamos torcer, caralho!

Apesar de lamentar muito, eu honestamente acredito que a ausência do Cazares fará mais bem ao GALO do que mal. Não por achá-lo substituível sem prejuízos nesse elenco. Não é! Mas por não acreditar que qualquer time vá longe demais quando depende de genialidade de um jogador inconstante.

Acredito que na ausência do Cazares os jogadores de alto nível que temos, terão que mostrar serviço. Não poderemos viver de um só jogador decisivo, mas de vários. E temos vários com capacidade para tocar esse barco meio remendado.

Não nos falta liderança, currículo, experiência, velocidade, técnica, pegada e nem milagres. Temos tudo isso, e todos serão exigidos, todos precisam ser exigidos, para que o GALO prossiga buscando o título.

E aí, continuando na pegada de mandar o papo reto, comemoro a baixada de bola que parte da torcida deu após a notícia do longo período sem o nosso grande craque, entregando a fé DELES de que seremos campeões.

Agora, sem esperar nada, talvez voltem a apoiar o GALO jogo a jogo. Na humildade! Entendendo os tropeços e valorizando as vitórias como elas sempre devem ser valorizadas.

Sem achar que somos um Barcelona contra times de criancinhas, talvez voltemos à essência da torcida do GALO que é a de apoiar o GALO e ir ao jogo pra ver o GALO! No fundo, todos temos a consciência de que 9 pontos para serem tirados do líder em 25 rodadas (75 pts) não é nada impossível, só não parece tão fácil como antes, né?

Então, continuemos acreditando, mas a soberba e a tal "obrigação de ser campeão" felizmente passou! Isso há de nos ajudar muito até o fim do ano. Eu desejo sinceramente que o título venha e que o Cazares se recupere antes do programado, mas que a humildade não seja deixada de lado, jamais!

Estamos disputando o Brasileirão 2016. Nossos jogadores são responsáveis pelas atuações no Brasileirão 2016. Nós torceremos pelas vitórias e pelo título do Brasileirão 2016. Foda-se o resto, foda-se o passado, e com muito respeito aos adversários, mas que todos se fodam também!

Acreditar eu ainda acredito pra caralho! Mas jogo é jogado e lambari é pescado! Se fosse fácil seria mineiro, que a gente tem 43 e não contamos como "titulo importante".

#PAZ