Cegos, surdos e loucos

Por:
23/09/2011 - 05:46

ApitoCartoes 300x264 - Cegos, surdos e loucos

Bater na tecla de erros de arbitragem não é desviar o foco de um time fraco. O Atlético de 2011 foi montado com um amadorismo assustador e não podemos dizer que estamos na atual situação somente por erros de arbitragem.

Porém, também não podemos ignorar o que vem acontecendo nos jogos do Galo, não só no Brasileiro, mas em outras competições, como a eliminação da Copa do Brasil por um erro do árbitro Pathrice Wallace Correia Maia. A esperança que tudo seria diferente no Brasileiro, ofuscou o erro, mas o pesadelo continuou.

Pênaltis, gols, cartões, entre outros lances que decidem uma partida, quase sempre anotados contra o Atlético, e muitas vezes de forma equivocada, momentos decisivos somados a outros que não ganham tanto destaque. Quantas faltas invertidas no meio-campo, pressão sobre os jogadores, critérios diferentes, ausência de autoridade somente para um lado, entre outros fatores que aparecem a cada jogo, mas não são mostrados em tira-teimas, pois, teoricamente, não influenciaram diretamente no resultado da partida.

Contra o Flamengo vimos mais um exemplo desse cenário. O time carioca distribuía pancadas, enquanto Paulo César ignorava, porém bastava que o meia da mídia rubro-negra recebesse uma marcação mais forte, para que o apito viesse à boca e o cartão subisse aos céus. Paulo César começou bem a carreira, mas vão aposentando os Simon’s e novos nomes precisam surgir. Hoje esse é um dos juízes que faz arrepiar a coluna ao ser escalado em jogos que interessem ao Galo.

E o Presidente Alexandre Kalil fica de mãos amarradas diante da censura que existe na CBF. Reclamar publicamente pode lhe render suspensões, como tantas vezes aconteceu. Quando tentou mudar tudo, entrou em briga de cachorro grande, teve coragem, mas a omissão e covardia dos outros presidentes foi o aval para que a desorganização continuasse.

Placar Real

O site Placar Real mostra detalhadamente esse mundo obscuro do futebol. Há uma tabela no portal que exibe a situação atual do Campeonato Brasileiro e como ele estaria, caso os árbitros não tivessem errado tanto contra uns e favorecido tanto os outros.

Classificação do Brasileiro

cbf - Cegos, surdos e loucos

Como estaria a classificação do Brasileiro sem os erros dos árbitros

placar - Cegos, surdos e loucos

Em outra aba do site, chamada de "favorecimômetro", há um ranking dos times favorecidos e prejudicados. Antes do campeonato, alguns temiam que a Rede Globo e a CBF pudessem prejudicar o Atlético nas arbitragens, pois o alvinegro foi o último a acertar seus direitos de transmissão com a emissora de tv, além de liderar o grupo que era a favor do Clube dos 13. Se isso está acontecendo, esqueceram de avisar aos interessados que Inter e São Paulo, dois times que também defenderam o Clube dos 13, estão entre os quatro mais favorecidos.

7 mais favorecidos

menos - Cegos, surdos e loucos

5 mais prejudicados

mais - Cegos, surdos e loucos

*Botafogo e Corinthians estão zerados

Quem vai sempre aos estádios sabe que, se o trio de arbitragem entra em campo para aquecimento, a Massa inicia uma vaia. O jogo ainda não começou, mas o atleticano vive uma guerra fria com essa "espécie" do futebol que parece não ter fim. Volto a repetir que não podemos esquecer a qualidade baixa do atual time, mas lutar contra o rebaixamento diante de onze adversários e um trio de arbitragem não será tarefa fácil.

Perdemos títulos, classificações e temporadas inteiras escaparam entre nossos dedos por mãos de árbitros com nomes diferentes, mas com o mesmo caráter. E o tapa na cara ainda é maior ao vermos que muitos comentam transmissões esportivas.

Se vamos escapar do rebaixamento, não há como prever, mas no returno ficaremos de olho na tabela, nos adversários e, principalmente, nos apitos. Chegou a hora de esquentar essa guerra fria.

ABRAÇO NAÇÃO!

Fael Lima

www.twitter.com/cam1sado2e

Vote no Cam1sa Do2e na disputa do TopBlog  http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=Busca&c_b=13134056

*Imagens: Site Placar Real e internet