Gustavo Blanco: técnica, versatilidade e juventude

Por:
07/07/2017 - 16:53

No começo do ano, Roger Machado tinha apenas três volantes à disposição: Rafael Carioca, Yago e Ralph. Depois, Elias e Adílson chegaram para encorpar o setor. Com o fim da temporada europeia, foi a vez de Roger Bernardo, que havia sido contratado em janeiro, desembarcar na Cidade do Galo. O último a chegar foi Gustavo Blanco, apresentado na última segunda-feira.

Cria da base do Bahia, Blanco estava atuando no América desde o começo do ano. Agora, emprestado pelo Tricolor de Aço, o jogador de 22 anos fica no Galo até o fim de 2018. Pelo Coelho, jovem volante atuou em 19 partidas, sendo o grande destaque do time no Campeonato Mineiro.

Adepto da hierarquia, Roger Machado certamente irá introduzir Blanco na equipe de forma gradual, sem atropelar o momento de Yago. O volante revelado no próprio Atlético é, em tese, o principal concorrente do ex-América por minutos na equipe principal.

Características do jogador

Em sua coletiva de apresentação, realizada na última segunda, Gustavo Blanco apontou o alemão Toni Kroos como referência e inspiração. Meia de origem, ele acabou recuado e se tornou médio defensivo. Versátil, Blanco pode atuar como primeiro ou segundo volante. No América, se firmou rapidamente e era peça fundamental no onze inicial.

Com Enderson Moreira, o jogador era o volante “organizador”. Atuando à frente da zaga, Blanco era responsável por ditar o ritmo da equipe e iniciar as jogadas ofensivas. Apesar de estar constantemente posicionado como primeiro homem de contenção, o jogador não têm características de “destruição”. Também era comum vê-lo se projetando à linha de meias, visando ajudar na articulação.

Foto: Reprodução / Footstats

Sempre iniciando as partidas como titular, o meio-campista acabou substituído em seis oportunidades. Se Roger Machado optar por manter Elias como extremo pela direita, é possível visualizar Blanco como substituto direto de Rafael Carioca.

Gustavo Blanco pelo América – Dados

Jogos: 19

Minutos em campo: 1607

Gols: 0

Desarmes certos (na Série B 2017): 19

Cartões amarelos: 6

Cartões vermelhos: 0

(fontes: ogol.com.br e Footstats)

-

Por: @ghpeixoto

-

Fotos: Bruno Cantini / Atlético