Atlético 1×1 River Plate (URU)

Por:
27/01/2011 - 06:37

dorival x river 300x199 - Atlético 1x1 River Plate (URU)

Atlético e River foi um jogo que serviu para matar a saudade que o atleticano estava em ver sua camisa em campo. Infelizmente, por interesses de televisão, fomos obrigados a engolir um horário péssimo, e assim, milhares de torcedores foram até Sete Lagoas em plena quarta-feira à noite.

Nas arquibancadas, o castigo para a torcida Galoucura, que estava proibida de levar bateria, faixas ou bandeiras, fez a noite ficar menos alegre, pois quem gosta do espetáculo da bateria e das músicas que empolgam sentiu sono nas cadeiras com o silêncio do local. Somente a charanga do Galo ecoava músicas de diferentes estilos e nem o Galo Doido gastou tanta energia, como de costume nos jogos decisivos.

Porém, desde o jogo contra o Vitória, pelo Brasileiro, a torcida não gritava o nome dos jogadores no início da partida. Começamos com Renan Ribeiro e fomos até o atacante Jobson, mas o destaque foi o nome de Richarlyson sendo o mais forte no estádio. Fiquei a pensar o que passou na cabeça do jogador que sempre fora ofendido ou ignorado pela torcida do São Paulo. Enquanto pensava, eu filmava o ataque do Atlético e nessa viagem quase perdi o gol de Ricardinho. Sorte que a jogada de Tardelli e Jobson me despertaram.

Aliás, Tardelli e Jobson serão responsáveis por muitas noites de sono perdidas por zagueiros desse Brasil, já que ambos são rápidos, com dribles desconcertantes e finalizam bem. Jobson e Richarlyson eu vi jogar em seus times anteriores, mas talvez o desinteresse pela camisa adversária me cegava. Não havia dúvida da qualidade dos dois, mas vendo pessoalmente, me impressionei com o futebol de Jobson e com a importância tática de Richarlyson. E digo mais.... se punirem o Jobson, tenho certeza que encontraremos diversos atleticanos dispostos a pagarem a pena até mesmo em regime fechado, para que o Galo não fique sem esse atacante.

Quanto ao outro atacante, eu temo pelo futuro. Caso a torcida do Atlético continue com esse pré-conceito (sim, um pré), veremos Tardelli brilhar no futebol europeu, sonhando com a possibilidade de um dia o vermos aqui novamente.

Dezenas de torcedores têm ido ao estádio com um ideal desvirtuado. Vaiam nossos jogadores quando o time ataca e fazem silêncio quando o adversário é quem está com a bola. Diego Tardelli e Renan Oliveira acertavam vários lances, mas basta uma falha para que a turma próxima à grade encontre mil e uma ofensas para os jogadores. Me recuso a acreditar que isso se deve à mudança de estádio. Teimosia não escolhe CEP e atacava também os atleticanos belo-horizontinos, mas esses estavam longe demais do gramado.

Há meses eu levanto a bandeira que a Diretoria do Atlético deveria abrir as portas da Cidade do Galo para a torcida, mas diante de tais cenas, fica a dúvida se a mesma está pronta para isso.

tardelli x river 300x199 - Atlético 1x1 River Plate (URU)jobson x river 300x199 - Atlético 1x1 River Plate (URU)

Voltando ao jogo, vimos um Rever firme ao lado de Werley, mas à sua frente, Serginho perdia bolas simples e repetia os mesmos erros do Brasileiro. No jogo-treino de sábado ficou claro que a dupla de volantes, Serginho e Richarlyson, dão velocidade ao time, mas não protegem a entrada da área, deixando o time exposto.
Para votar no melhor em campo eu tive uma dúvida como há tempo não ocorria em jogos do Atlético. Ricardinho, Jobson ou Richarlyson? Fui contra todos da imprensa e votei em Ricardinho! O meia tem uma inteligência que assusta aos expectadores, que não acreditam na conclusão de alguns lances, mas vêem Ricardinho achar uma solução simples, como se o futebol fosse somar 2+2. É Dorival... que dor de cabeça que o senhor arrumou.

No segundo tempo, a cena dos treinos repetiu-se, quando um time quase que formado somente por atacantes esteve em campo.

Neto Berola, Magno Alves, Ricardo Bueno e Wesley faziam ataques sem objetividade, sem uma organização na criação, fazendo com que a bola chegasse quadrada na área. Magno Alves e Neto Berola ainda conseguiram criar jogadas esporádicas, mas Wesley não repetiu a boa atuação no jogo-treino. Quanto a Ricardo Bueno, nem palavras gastarei com esse jogador que só não é o pior disparado do elenco, pois tem um rival à altura que atende pelo nome de Rafael Cruz.

Todos os atletas mostraram não estarem cem por cento fisicamente, então fica a confiança que veremos esse time dar muitas alegrias à sua torcida quando essa engrenagem começar a rodar. Inicia uma contagem regressiva para a forma ideal no Campeonato Mineiro e Copa do Brasil.

Chegou a hora Dorival e Cia. Pra cima deles Galo!

ABRAÇO NAÇÃO!

Fael Lima

www.twitter.com/cam1sado2e

ricardinho x river 300x199 - Atlético 1x1 River Plate (URU)comemora x river 300x199 - Atlético 1x1 River Plate (URU)

*Fotos de Bruno Cantini no Flickr Oficial do Clube