O primeiro ano foi suficiente para definir o “ser ATLETICANO”.

Por:
23/03/2017 - 09:05

No coreto do Parque Municipal de Belo Horizonte, Margival Mendes Leal e seus 21 amigos trouxeram à existência o que lhes faltava, o que hoje faltaria a todos nós caso não matassem aquela aula no dia 25 de Março de 1908 e fundassem o Clube Atlético Mineiro.

Não me passa pela cabeça não gostar de futebol, certamente escolheria outro clube pra torcer e seria um torcedor comum. Mas acontece que se aqueles moleques não resolvessem criar o Atlético, até hoje nos faltaria algo. Somente gostar de futebol e ter um time pra torcer não seria o bastante. Ser ATLETICANO é muito mais do que vestir uma camisa de jogo duas vezes por semana. É muito mais do que comemorar uma vitória ou lamentar uma derrota. Já pensou nisso?

Talvez você já tenha pensado, mas a sua racionalidade te sugeriu que todos os torcedores pensam a mesma coisa né?

Não! Definitivamente não.

Roberto Drummond já dizia em seus versos de O "ser atleticano" que:

O atleticano é diferente de qualquer outro torcedor...

...tem algo que os outros nunca terão. Tem paixão!

Falecido em 2002, Roberto Drummond não viu o pior período de nossa história, mas sabia exatamente como o "ser ATLETICANO", não o torcedor comum, reagiria diante de sua maior decepção. Diante do rebaixamento cantamos o Hino e prometemos estar ao lado do GALO na campanha de volta à Série A.

Estivemos. E lotamos os jogos como nenhuma outra torcida do Brasil naquele ano.

Presta atenção novo ATLETICANO. Se você ainda não se atentou para o contexto em que está inserido, ainda não entendeu a responsabilidade que é se declarar ATLETICANO em público, se você ainda não percebeu que torcer pro GALO é necessariamente ser um "torcedor doente" na perspectiva dos normais, vou te mostrar que não é uma questão de escolha. Se você decidiu ser ATLETICANO, você automaticamente herdou 109 anos de história de devoção. Isso não depende de você. Vem no combo!

Ser anormal sempre fez parte de ser um "ser ATLETICANO"!

Voltemos aos 22 jovens que gostaram da ideia de jogar o tal do futebol, recém chegado na cidade, e que inclusive já possuíam algumas opções de times em Belo Horizonte mas não aceitaram jogar por outro clube pois já eram seres ATLETICANOS.

Ainda não sabiam, mas sentiam que simplesmente jogar não era suficiente. Nem torcer tinha tanta graça. Por isso resolveram criar o nosso GALO!

A partir de 25 de Março de 1908 eles nem precisaram mais dos jogos, pois já curtiam o Atlético!

Aqueles 22 moleques eram os cartolas, os atletas, os sócios GNV, os patrocinadores e os torcedores do GALO. Mesmo antes de fazer o primeiro jogo eles conquistaram uma torcida liderada pela Dona Alice Neves, nossa primeira Galoucura e fornecedora de material esportivo.

Enquanto os demais clubes jogavam, os meninos viveram um ano exclusivamente da existência do GALO. Hoje, eu sofro durante as férias do futebol ou durante uma semana sem jogo.

Fico imaginando como foi o ano daqueles meninos, o primeiro de existência do Atlético. Quanta ansiedade, mas ao mesmo tempo, quanta satisfação em saber que apesar de não ter jogo, não ter sequer uma bola, o GALO já existia e já era de todos. Sem restrição! Será que eles imaginavam o gigante que aquele clube que tinha apenas insetos e alguns réis como patrimônio, iria se tornar num futuro próximo?

Até que a primeira bola tenha chegado da França e até que o primeiro jogo tenha sido realizado, aqueles moleques já eram dos nossos. Não ligavam para jogo, não ligavam para os rivais, não tinha nem uma Copinha pra saciar a fissura. Eles até gostavam de futebol, mas bom mesmo era curtir o privilégio que é ser um"ser ATLETICANO".

Até o primeiro jogo, em 21 de Março de 1909, foram 361 dias vivendo do atleticanismo puro, simples e suficiente. E daí em diante sua história em campo começou com 3 vitórias consecutivas contra o primeiro rival que não suportou aquela novidade e encerrou suas atividades.

A partir dali o futebol não existia mais, era o futebol+GALO. E com o GALO a brincadeira não era mais tão legal para os seres não ATLETICANOS.

25/03 - Dia do ser ATLETICANO. Dia do GALO, a #PaixãoDoPovo!

Parabéns Massa!