“Se não tirar eu vou rasgar” – O retrato da censura

Por:
19/03/2012 - 13:41

censura 300x222 - "Se não tirar eu vou rasgar" - O retrato da censura

Imagem: Internet

Antes de mais nada, queremos frisar que toda vez que publicamos algo a respeito das atitudes da Polícia Militar, não queremos de forma alguma manchar a imagem dos profissionais que fazem parte da corporação. Porém, não podemos esconder imagens como essas, onde fica nítido que o Brasil ainda vive uma censura maquiada.

Já passei por tudo na Arena do Jacaré, como me proibirem de entrar com uma caneta, meu instrumento de trabalho, por ser considerada, segundo o militar, uma arma. Quando peço explicações, ouço o que é dito no vídeo - "Pois quem manda aqui sou eu". - E é assim com muitas pessoas, não só com torcidas organizadas, cidadãos obrigados a aceitarem uma ordem sem fundamento, sem ao mesmo saber o motivo de tudo aquilo, possivelmente por um profissional não estar de bom humor naquele dia.

A faixa "Vergonha na cara" é de autoria do Blog Terreirão, hospedado no site do Globo Esporte, em parceria com a Força Jovem Atleticana, uma frase que não ofende a ninguém e procura somente expressar o sentimento de milhões de torcedores. A cada jogo é entregue uma relação de bandeiras e faixas, cada uma com seu respectivo responsável, constando nome, identidade e endereço. Não é uma faixa anônima, sem que todos ali saibam a quem procurar, caso seja preciso, então não existe um único motivo para a censura dos dizeres.

Quando os responsáveis pela torcida explicam o motivo da faixa, a única preocupação do Tenente Coronel é interromper a gravação. O cinegrafista insiste, pois sabe que poderiam surgir mil versões no dia seguinte, mas novamente é interrompido por um militar que questiona se ele possui autorização para filmar, pois aquilo é crime. Crime? A segunda censura do dia encerra em grande estilo o vídeo.

"SE NÃO TIRAR EU VOU RASGAR!" - Esse é o retrato de uma censura que os brasileiros pensavam estar livres. Se a faixa não foi rasgada, a Constituição já foi há muito tempo.

Fael Lima

ABRAÇO NAÇÃO!

Twitter | Facebook | Orkut

Youtube 1 | Youtube 2 |Youtube 3

Imagens: Rafael Bruno