São Paulo 1 x 2 Atlético: enfim, o alívio

Por:
19/06/2017 - 13:11

Eis o doce sabor da vitória! Jogando no Morumbi, o Atlético bateu o São Paulo por 2-1 e chegou aos nove pontos no Campeonato Brasileiro, espantando o fantasma da zona de rebaixamento. Os gols de Cazares e Rafael Moura guiaram o Galo ao seu segundo triunfo na competição. Marcinho descontou para os donos da casa.

O começo do Galo foi surpreendente: com as linhas adiantadas, o time de Roger Machado sufocava a saída de bola do São Paulo e não dava respiro aos zagueiros. Aos 8’, Cazares acertou um lindo chute da entrada da área e colocou o Atlético à frente do placar. Mesmo após o gol, o alvinegro manteve a marcação alta, impedindo a construção de jogo do time paulista, que apostava nos lançamentos longos. A tática deu certo, mas o São Paulo não conseguiu transformar em gol as oportunidades criadas.

O São Paulo também abusou dos cruzamentos, sobretudo pelo lado esquerdo, onde Fábio Santos sofria com as investidas de Marcinho. Robinho bem que tentava, mas não conseguia ajudar o lateral atleticano no preenchimento dos espaços. O Atlético ainda construiu alguns contragolpes, mas o camisa 7 e Rafael Moura erraram em algumas tomadas de decisão.

Com Thiago Mendes no lugar do inoperante Wellington Nem, o tricolor empatou o jogo no comecinho do segundo tempo. O lado direito do Atlético apenas olhou e Marcinho superou Victor. Pouco tempo depois, Roger sacou o apagado Robinho para a entrada de Luan. A volta do “Maluquinho” contagiou toda a equipe, que ficou mais ligada na partida. Luan, alías, foi o autor do cruzamento que Lucão cortou mal e Rafael Moura aproveitou, fazendo o segundo gol do Galo.

A partir daquele momento, o jogou virou ataque contra defesa. Roger, que já tinha colocado Ralph no lugar de Rafael Carioca, trocou Cazares por Rodrigão. O São Paulo apostou tudo nas bolas aéreas, mas os três zagueiros atleticanos não tiveram muito trabalho para cortar as sucessivas bolas alçadas.

O resultado positivo dá ao Atlético mais confiança para a sequência do Brasileirão. Embora o desempenho ainda esteja longe do ideal, vencer fora de casa alivia o impacto dos pontos perdidos dentro do Horto. Para o duelo contra o Sport, na próxima quarta, o treinador atleticano perdeu Yago, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Em compensação, se estiver regularizado até lá, Roger Bernardo poderá fazer a sua estreia.

 Cazares x Robinho

Depois de passar alguns dias com a seleção equatoriana, Cazares voltou ao Atlético e foi fundamental para a vitória no Morumbi. Jogando por dentro, com Elias à sua direita e Robinho à esquerda, o ágil meia arquitetou as melhores jogadas ofensivas do time. Robinho, por sua vez, além de não estar em bom momento técnico, sente o peso da sequência de jogos. Atuando por fora, o camisa 7 comprometeu, mais uma vez, a marcação pelo flanco esquerdo. Contra o Sport, Roger Machado tem a chance de poupar Robinho e testar novas alternativas para o lado esquerdo de seu ataque.

Por: @ghpeixoto