A ARBITRAGEM DO BRASILEIRÃO RODADA A RODADA

Por:
05/09/2015 - 15:30

Rodada 17

- São Paulo 1x1 Corinthians

Pênalti claro não marcado para o São Paulo aos 48min do 2º tempo.

Rodada 18

- Corinthians 4x3 Sport

Pênalti discutível marcado para o Corinthians aos 41 minutos do 2º tempo; o jogo estava 3x3.

- Atlético 0x2 Grêmio

Pênalti claro não marcado para o Galo no início da partida.

Rodada 19

- Avaí 1x2 Corinthians

Gol legal do Avaí mal-anulado aos 37 minutos do 2º tempo, quando a partida estava em 1x1.

- Chapecoense 2x1 Atlético

Leonardo Silva expulso injustamente ainda no primeiro tempo. Mesmo com um homem a menos, o Atlético empata a partida no 2º tempo e, em seu melhor momento no jogo, o lateral Apodi carrega a bola claramente com a mão e faz o 2º gol que deu a vitória à Chapecoense.

Rodada 20

- Atlético 2x1 Palmeiras

O Galo venceu, mas teve 3 pênaltis (Pratto, Edcarlos e Jemerson) não marcados pela arbitragem.

Rodada 21

- Fluminense 1x2 Atlético

Vitória do Atlético, mas com um lance discutível de empurrão na área que seria pênalti em Leonardo Silva aos 20 minutos do 2º tempo. O jogo estava 1x1. Wellington Paulista comemorou na arquibancada e não levou amarelo. Seria expulso minutos depois, após falta dura em Marcos Rocha.

Rodada 22

- Atlético 0x1 Atl.-PR

Em dois lances claramente legais, nos quais os atacantes do Atlético sairiam na cara do gol, foram marcados impedimentos. Por sua postura, falta de critério e inversão de alguns lances, o juiz enervou time e torcida do Atlético. Resultado: expulsão de Marcos Rocha ainda no primeiro tempo por reclamação. No segundo tempo, o juiz ainda marcou um penalti discutível para o Atl-PR. A jogada do pênalti se iniciou em uma falta não marcada para o Galo no campo de ataque.

- Corinthians 2x0 Fluminense

Em posição MUITO legal, jogador do Fluminense empatou o jogo em 1x1 no segundo tempo de jogo. Foi dado impedimento, e o gol foi anulado. Pouco depois o Corinthians fez o segundo e matou o jogo.

Resumindo em números, na 17ª rodada o Atlético era o líder com 2 pontos de vantagem, poderia abrir 3, mas o Corinthians foi beneficiado. Na 18ª, o Atlético foi prejudicado e o Corinthians assumiu a ponta, pois a diferença era de apenas 2 pontos. Na 19ª, o Corinthians foi novamente beneficiado e o Atlético novamente prejudicado; abriu 4 pontos. Na 20ª e na 21ª, o Atlético foi prejudicado, mas venceu os seus jogos e manteve a diferença em 4 pontos. Na 22ª, o Corinthians foi novamente beneficiado e o Atlético novamente prejudicado; diferença pulou de 4 para 7 pontos entre líder e vice-líder. Em 17 rodadas, o Atlético foi derrotado em 3 ocasiões (Atl.-PR, Cruzeiro e Corinthians; 3ª, 6ª 14ª rodadas). Nas últimas cinco rodadas, perdeu outras 3 (prejudicado em todas), enquanto o Corinthians venceu as 5.

Esse material não é para comprovar um esquema pró-Corinthians. Óbvio que não. Mas para explicitar que há sim interferência (e muita) da arbitragem no rumo que o campeonato tomou. Curiosamente, os jogos em que o Corinthians não foi beneficiado (Cruzeiro e Chapecoense) foram aqueles que o time paulista não teve dificuldades no placar. Já o Atlético, só não foi prejudicado pelos árbitros em seu pior jogo no campeonato, quando em momento algum deu mostras que poderia vencer a partida.

Isso comprova algo? Claro que não. Porém, é uma linha de pensamento que deveria ser olhada com mais atenção e discutida com mais veemência, lisura e imparcialidade pela entidade responsável (CBF) e também pela imprensa. Imprensa esta que, talvez pelo comodismo de taxar tudo como simples erros, pela falta de interesse investigativo (um dos pilares do jornalismo, diga-se de passagem) tem, muitas vezes, até ridicularizado os protestos de quem está vendo a coisa desandar. Estão perdendo um tempão repetindo que só se reclama quando é prejudicado, como se isso fosse algum pecado. Essa história de "reclamar da arbitragem qdo é benficiado também" é uma das maiores idiotices que existem. O que o clube beneficiado deve ter é a grandeza de reconhecer se lhe for questionado, mas reclamar? Quem tem que reclamar é quem se sente prejudicado mesmo, ora. Agora, se eu ganho na Mega-sena sou eu que devo sugerir uma auditoria no sorteio? Sinceramente.. Em vez desse blablabla, deveriam deixar de ter um posicionamento tão puritano, já que inocentes estão longe de ser, e questionar mais o que está acontecendo a cada roubada, digo, rodada.

ps: por ser em outra competição, não foi citado o que aconteceu na Copa do Brasil contra o Figueirense.