América 0 x 3 Atlético – Andrade brilha e ajuda Galo a vencer clássico
Por: Guilherme Peixoto
18/02/2018 - 21:16
O Atlético terá tranquilidade para os aprontos visando o duelo da próxima quarta (21), pela Copa do Brasil, contra o Botafogo-PB. O 3 a 0 sobre o América na tarde deste domingo (18), pela 7° rodada do Campeonato Mineiro Sicoob, trouxe dá confiança e paz aos comandados de Thiago Larghi, que enfrentaram semanas turbulentas após uma série de resultados ruins. Róger Guedes, Norberto, contra, e Ricardo Oliveira marcaram os gols alvinegros.
Galo de Larghi inicia a partida com mudanças importantes
Apesar de estar no comando do Atlético de forma interina, o jovem Thiago Larghi optou por fazer mudanças importantes na escalação e na estrutura da equipe. Na defesa, Patric superou Carlos César e Samuel Xavier. No meio, Adílson e Erik estiveram nos lugares de Arouca e Cazares.
Armado no 4-1-4-1, o Galo adotou uma postura reativa, tentando dar campo ao América para sair em velocidade. Esperto, o Coelho adiantou as linhas e impediu o Atlético de sair jogando com qualidade. Acuados, Léo Silva e Gabriel precisaram dar vários chutões ao longo da primeira etapa.
As melhores chances do Atlético vieram com Erik e Roger Guedes. Enquanto o primeiro arriscou de fora da área e obrigou Glauco a fazer boa defesa, o segundo bateu cruzado e também parou no goleiro alviverde.
O gol, vindo do mesmo Guedes, saiu quando quase ninguém esperava, já nos acréscimos da etapa inicial. Após bate-rebate em cobrança de escanteio, o camisa 23 cabeçeou para as redes. Glauco até tirou a bola do gol, mas ela já havia passado da linha.
América vai para cima e Atlético passa a apostar em contragolpes
O Coelho voltou para o segundo tempo disposto a mudar o panorama do jogo. Enderson Moreira colocou Carlinhos e Marquinhos para tentar dar mais velocidade ao jogo americano. A equipe teve, inclusive, um gol anulado que gerou bastante discussão: o próprio Marquinhos cabeçeou para o gol e Gabriel afastou. A arbitragem mandou a partida seguir e o tento não foi computado.
O lance acabou ajudando o América a se desestabilizar. O time passou a ficar em cima do Galo, mas não conseguia criar oportunidades manifestas de gol. Esperto, o Atlético ia ao ataque em contragolpes rápidos. O time chegou a assustar em chutes de Erik, Adílson e Otero, mas o placar permanecia inalterado.
Estreia perfeita: Andrade entra bem, dá duas assistências e sacramenta triunfo atleticano
O Atlético matou a partida em dois lances no fim do jogo. O segundo gol veio aos 40’, quando o argentino Tomás Andrade deu belo passe para Róger Guedes, que bateu cruzado. A bola desviou no lateral americano Norberto e morreu no fundo das redes.
Cinco minutos depois, novamente pelo lado esquerdo, Andrade teve excelente visão e encontrou Ricardo Oliveira livre dentro da área. Frio e calculista, o centroavante mandou uma bomba para fechar o placar.
Tabela e sequência
O 3 a 0 fez o Galo subir uma posição, terminando a rodada em terceiro lugar, com 12 pontos. O América está em segundo, com um ponto a mais. O próximo adversário do Coelho no Mineiro é o Tombense, às 20h30 da sexta (23). O Atlético, por sua vez, pega o Tupi, às 17h de domingo (25).
Antes, contudo, os atleticanos têm um duro compromisso na próxima quarta, em João Pessoa, na Paraíba. O adversário é o Botafogo local, às 21h45, em jogo válido pela segunda fase da Copa do Brasil.
Ficha Técnica - América 0 x 3 Atlético
Data: 18/02/2018
Horário: 17 horas (Brasília)
Motivo: 7° rodada do Campeonato Mineiro Sicoob 2018
Local: Estádio Independência - BH/MG
Público: 8.923
Renda: R$ 167.780
Árbitro: Igor Júnio Benevenuto (CBF)
Assistentes: Ricardo Junio de Souza (CBF) e Guilherme Dias Camilo (FIFA) Amarelos: Rafael Lima, Aylon e Renan Oliveira [AME]; Gabriel e Otero [CAM]
América: Glauco; Norberto, Rafael Lima, Messias e Giovanni; Zé Ricardo, Juninho, Aylon (Renan Oliveira), Serginho (Marquinhos) e Luan (Carlinhos); Rafael Moura. Técnico: Enderson Moreira.
Atlético: Victor; Patric, Léo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adílson; Róger Guedes (Luan), Elias, Erik (Cazares) e Otero (Tomás Andrade); Ricardo Oliveira. Técnico: Thiago Larghi.