As 3 falácias do Renato Gaúcho sobre supostos benefícios ao Atlético

Por:
07/10/2021 - 17:34

Após empatar com o Red Bull e perder a chance de se aproximar do GALO na briga pelo título do Brasileirão, Renato Gaúcho seguiu a narrativa falaciosa dos dirigentes do clube e surpreendentemente (ou não) da imprensa do eixo, de que o Flamengo está sendo prejudicado e consequentemente, o Atlético beneficiado pelas convocações em datas FIFA e pelo não adiamento dos jogos. Mesmo que obrigatoriamente o adiamento implique em remanejamento de várias rodadas e a ausência de férias para vários jogadores da Serie A, pelo segundo ano seguido.

Na coletiva o técnico do Flamengo usou 3 argumentos para apontar algum benefício ao Atlético e simplesmente TODOS estão errados. Inclusive, acredito que Renato sabe que está falando bobagem assim como todos que não o corrigem ou pior, que repercutem esses equívocos de forma dissimulada.

Participe do canal oficial do Camisa Doze no Telegram e receba nossos conteúdos antes de todo mundo!

Design sem nome 500x500 - As 3 falácias do Renato Gaúcho sobre supostos benefícios ao Atlético

Vamos aos "erros":

1 - Renato Gaúcho afirma: "no lugar do Atlético eu também ia querer jogar o campeonato", insinuando que o GALO quer manter o calendário por liderar a competição e ter menos prejuízos. Mas ele está errado!

O Atlético resolveu não adiar os jogos desde o início do Brasileirão, quando ainda não tinha nenhum ponto sequer, já que perdeu na estreia em casa para o Fortaleza e jogou a 2a rodada desfalcado pelas convocações das datas FIFA de Junho. O Flamengo que já tinha 3 pontos, teve seus jogos contra Grêmio e Athletico-PR adiados. O Atlético só está mantendo agora, o PLANEJAMENTO feito desde o início do campeonato.

2 - Renato justifica o desgastes dos jogadores e os pontos perdidos porque segundo ele: "o Flamengo joga 3 vezes por semana e os outros times jogam 1 vez por semana". Provavelmente isso pode acontecer no final da temporada pelo fato de o Flamengo ter que repor jogos adiados do Brasileiro e estar nas semifinais da Copa do Brasil e na final da Libertadores. Mas até o momento em que ele usa isso como desculpa, não é verdade.

O Atlético jogou mais do que o Flamengo nesta temporada. O GALO também está nas semifinais da Copa do Brasil e na Libertadores, jogou a mesma quantidade de jogos que o Flamengo até aqui.

Ambos fizeram 15 jogos pelo campeonato estadual, 12 jogos pela Libertadores, 6 jogos pela Copa do Brasil e o Atlético jogou 23 vezes pelo Brasileiro contra os 21 jogos do Flamengo.

3 - O Flamengo, a imprensa do eixo e o Renato Gaúcho acham que o Flamengo está sendo perseguido e prejudicado pela CBF (é até estranho escrever isso) pelas várias convocações para as seleções nas datas FIFA por Eliminatórias, Copa América e Olimpíadas.

Mas estão enganados em mais essa reclamação. Sabe quem teve mais convocações até aqui e mais vezes jogou o Brasileirão desfalcado por datas FIFA? Isso mesmo! O Atlético.

Até aqui já ocorreram 5 convocações para diferentes competições e em todas elas Atlético e Flamengo foram os principais desfalcados por várias seleções da América do Sul, isso é verdade. Mas no total o GALO foi desfalcado mais vezes mesmo desconsiderando as dispensas de Vargas e Savarino por lesão.

Veja o levantamento completo:

CONVOCAÇÕES DE JUNHO (Eliminatórias + Amistosos da seleção olímpica) - Coincidiram com a 2a rodada do Brasileirão em que o Flamengo até então à frente do GALO, aceitou adiar seus jogos contra o Grêmio e Athletico-PR. O GALO jogou desfalcado e venceu o Sport em Recife e conquistou seus 3 primeiros pontos e depois pela 4a rodada, venceu o Internacional no Beira Rio. Foram SEIS convocados de cada time entre os dias 03 e 08/06.

Pelo Atlético: Guga, Arana, Jr. Alonso, Alan Franco, Savarino e Vargas

Pelo Flamengo: Gerson, Pedro, E. Ribeiro, Gabigol, Isla e Arrascaeta

CONVOCAÇÕES DE JUNHO E JULHO (Copa América) - Entre 13 de Junho e 10 de Julho, tanto o Atlético quanto o Flamengo tiveram QUATRO jogadores convocados por seleções sul-americanas.

Pelo Atlético: Vargas, Jr. Alonso, Savarino e Alan Franco

Pelo Flamengo: E. Ribeiro, Piris da Motta, Isla e Arrascaeta.

Nesse período o Atlético chegou a jogar com 13 desfalques somando os convocados, suspensos, contundidos e afastados por COVID-19.

CONVOCAÇÕES DE JULHO E AGOSTO (Olimpíadas) - Para as Olimpíadas o Atlético ficou desfalcado e o Flamengo não. Isso porque Gerson, convocado quando ainda era do Flamengo, já estava vendido e se apresentaria ao Olympique de Marseille logo após o fim dos jogos olímpicos. Além de Gerson, Pedro foi convocado mas o Flamengo se RECUSOU a liberá-lo. Isso mesmo. O flamengo não cedeu Pedro para a Seleção.

Já o Atlético ficou sem Guilherme Arana que foi titular e medalhista de ouro pela seleção.

CONVOCAÇÕES DE SETEMBRO (Eliminatórias) - Entre os dias 02 e 09 de Setembro, Atlético e Flamengo foram desfalcados mais uma vez e nesse período, ambos os clubes tiveram jogos adiados pelo Brasileirão e pela Copa do Brasil. Para essas datas FIFA, o Atlético teve SETE convocados enquanto o Flamengo teve CINCO.

Pelo Atlético: Everson, Jr. Alonso, Arana, Alan Franco, Vargas, Savarino e Hulk

Pelo Flamengo: Gabigol, E. Ribeiro, Arrascaeta, Isla e Piris da Motta

CONVOCAÇÕES DE OUTUBRO (Eliminatórias) - Finalmente chegamos à convocação da discórdia, reclamada pelo Flamengo, imprensa e Renato Gaúcho, sem razão. As rodadas disputadas nesse período entre 07 e 10 de Outubro, coincidirá com a pior sequência do Atlético no primeiro turno e já começou com a repetição do empate contra a Chapecoense, jogando com vários desfalques. Renato Gaúcho afirma deliberadamente que o Atlético só teve "um desfalque", mas eis a verdadeira quantidade de convocados:

Pelo Atlético: Arana, Jr. Alonso, Alan Franco além de Vargas e Savarino convocados e liberados por estarem contundidos ou se recuperando de contusão.

Pelo Flamengo: Gabigol, E. Ribeiro, Arrascaeta e Isla.

Portanto, até o momento o Atlético foi desfalcado 23 vezes contra 19 vezes em que o Flamengo perdeu jogadores por convocações de datas FIFA para disputas das Eliminatórias, Copa América e Olimpíadas, no caso do Atlético, apenas.

Aguardemos as datas FIFA de Novembro, onde provavelmente haverá mais desfalques entre os dias 11 e 16/11, quando certamente os jogadores de ambas as equipes estarão ainda mais desgastados, e as decisões estarão mais próximas.

Até aqui, é isso. O GALO não teve benefício algum, mas fez um planejamento melhor da temporada, certamente.