Atleticano Nota 12 – Thiago Helton

Por:
13/01/2012 - 21:56

[wp_bannerize group="Boo Box" categories="3474,1319,3486,1322,1320,3475,3480,3483,3021,1327,3023,1326,1,3485,3476,3487,3477,1323,3478,1321,3481,3488,3484"]

O Atleticano Nota 12 de hoje não será narrado por mim, já que o Thiago Helton é a melhor pessoa para descrever o que tem sido sua vida nos últimos anos. Sempre digo aos amigos que não existe impossível para aqueles que confiam em Deus e o Thiago sempre destaca essa força que ele carrega consigo. Aos atleticanos que lerem a história, peço que comentem.

ABRAÇO NAÇÃO!

Fael Lima

Twitter | Facebook | Orkut

Youtube 1 | Youtube 2

IMG00029 300x287 - Atleticano Nota 12 - Thiago Helton

Meu nome é Thiago Helton M. Ribeiro, tenho 23 anos e tenho uma história de muita superação para contar para os amigos.

Quando eu tinha 17 anos, meu pai já me alertava que eu deveria prestar concursos públicos, para não correr risco de ser vítima da instabilidade do serviço privado como aconteceu com ele no passado. No começo eu não colocava muita fé na ideia, mas considerando que estava saindo do ensino médio e não teria condições de pagar uma faculdade, acabei embarcando nessa de concurso público. Logo quando fiz 18 anos, em 2006, quando concluí o ensino médio, passei no concurso do IBGE em 23º para assistente administrativo no censo de 2007. Era um cargo temporário, mas foi uma grata surpresa, não esperava passar tão rápido.

Eu continuei prestando diversos concursos, em todas as áreas, e ainda sem foco, pois precisava passar em outro concurso antes que acabasse o censo de 2007. Deus abriu outra porta e, em julho daquele ano, fui nomeado no concurso da MGS,  uma empresa pública que presta serviços ao poder executivo do estado de MG. Foi aí que entre vários concursos, biblioteca e cursinho, no início de 2008 eu já havia amadurecido minha visão para as carreiras públicas e resolvi focar os estudos na área jurídica, pois percebi que os conteúdos programáticos são semelhantes, e oferecem bons rendimentos para os servidores com nível médio, e era notável minha melhora, passando entre os excedentes e melhorando minha classificação, era só perseverar na fila que eu ia conseguir.

SAM 0298 300x225 - Atleticano Nota 12 - Thiago HeltonMas neste ano de 2008, eu não imaginava a batalha que estava para começar na minha vida. Quando eu estava super focado nos estudos, agora focado numa carreira de tribunais, foi na manhã de 20 de novembro de 2008, às 6h40m quando eu saia para trabalhar na SEDESE/MG onde eu estava lotado pela MGS, fui atropelado por um carro em frente à minha casa, um grave acidente que me deixou tetraplégico até o momento.

Foram 54 dias no leito de uma UTI, respirando por aparelhos, perdi todos os movimentos do pescoço para baixo, mas Deus começava ali a operar um milagre na minha vida. Durante o natal e réveillon, estava ainda no hospital e os enfermeiros sabendo da minha paixão pelo Galo, liam as notícias diárias, como a chegada do Diego Tardelli e do Leão. Alguns meses de fisioterapia e fui me reabilitando, recuperei alguns movimentos e mesmo numa cadeira de rodas, agora com adaptações para escrita e digitação nas mãos resolvi retomar minha jornada de concurseiro. O físico podia estar abalado, mas psicologicamente Deus me capacitava para prosseguir.

Após 1 ano e 9 meses de interrupção, decidi retomar os estudos, mas surgiram novas dificuldades como, por exemplo, a dificuldade para um cadeirante encontrar cursinhos com acessibilidade sem falar nos autos gastos que agora eu tinha com a minha saúde. Assumi o compromisso de me dedicar com aquilo que eu tinha em mãos, bons livros, algumas apostilas, internet e site específico, que trouxe qualidade e mais motivação sem eu sair do meu quarto, se tornando nesse momento um dos meus principais recursos.

No final de 2009 resolvi fazer o concurso do TRT 3ª, o meu primeiro concurso após o acidente, fui eliminado. Mas fiquei extremamente feliz, pois consegui fazer a prova sozinho, dispensando o fiscal que ia me ajudar a marcar o gabarito, inclusive. E no natal daquele ano saiu o tão esperado edital do TJMG 1ª instância, daí eu determinei - É ESSE!

Planejei, coloquei toda minha força, foram 6 meses até a prova, mas como diz a palavra do Senhor, toda as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, e além de usar o site “Eu Vou Passar”, um outro professor aqui de BH ficou sabendo da minha história e consegui uma bolsa presencial para o preparatório do TJMG no curso PROLABORE, tenho que citá-lo sempre ao contar minha história, pois é o único aqui na capital mineira que oferece 100% de acessibilidade em estrutura física aos colegas deficientes e me possibilitou chegar no dia da prova em grau de competição com qualquer outro candidato bem preparado.

SAM 0347 300x225 - Atleticano Nota 12 - Thiago HeltonComo a dedicação foi grande, tive que deixar o Rugby por um tempo. Sim! Eu fiz parte do BHR, o único time de TETRA RUGBY DE Minas Gerais, onde só pode praticar tetraplégicos ou quem tenha pelo menos os 4 membros comprometidos.

Eu E foi assim, com muita fé em Deus, muito esforço e  disciplina, consegui subir meu nível de aproveitamento dia após dia e nesse TJMG passei em 3º lugar. Fui nomeado em 2011 e hoje sou servidor efetivo na comarca de Belo Horizonte. Ainda não estou satisfeito, quero e sei que posso ir mais longe, mas o TJ nesse momento me trouxe qualidade de vida, a tranquilidade de uma carreira estável, e trabalho no Fórum apenas 6h por dia, perto de casa e do campus da PUC MINAS onde estou cursando a faculdade de direito.

Não parei por ai, fiz uma boa prova do MPU em 2010, neste fiquei em 8º lugar dentre os deficientes no estado de MG, resultado que me motivou muito a continuar no mesmo ritmo, agora em busca de uma carreira federal, e vou chegar lá!

Tem sido assim, Deus tem me restaurado cada dia, e não paro de lutar, minha jornada está apenas no começo e a “saga continua”…

Valeu Massa!
Thiago Helton! 

Clique aqui para seguir o Thiago Helton no Twitter