Reservas batem Tombense e colocam Galo nas quartas do Mineiro
Por: Guilherme Peixoto
11/03/2018 - 20:25
Apesar de entrar em campo sem uma posição definida na tábua de classificação, o Atlético iniciou a última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro Sicoob já classificado. Por isso mesmo, o técnico Thiago Larghi optou por escalar uma equipe completamente reserva. A vitória por 1 a 0 contra o Tombense veio em pênalti cobrado por Danilo, aos 14' do segundo tempo.
Cleiton impressiona pela qualidade com os pés
Com a lesão de Giovanni, o goleiro Cleiton começou 2018 como o reserva imediato de Victor. Contra o Gavião, o jovem arqueiro - ao contrário do titular - se mostrou bastante seguro com a bola nos pés. O camisa 40 iniciou as jogadas com qualidade e evitou as ligações diretas. A despeito dos bons momentos, Cleiton errou em algumas saídas do gol e deu sustos no torcedor.
Inseguros, os laterais Samuel Xavier e Danilo pareciam sentir o peso das críticas. Contida no apoio, a dupla optou por guardar posição e aparecer no ataque apenas em momentos oportunos. Apesar disso foi Danilo que, curiosamente, deu a vitória ao Galo, batendo pênalti.
Técnicos, Iago Maidana e Matheus Mancini não tiveram muitos problemas contra o setor ofensivo do Gavião. Se ambos ganharem sequência, poderão incomodar os inconstantes Leonardo Silva e Gabriel
Jogando por dentro, capitão Luan é destaque
A formação tática atleticana variou entre o 4-1-4-1 (na primeira etapa) e o 4-2-3-1 (no segundo tempo). Nos 45 minutos iniciais, Arouca, Gustavo Blanco e Luan formaram um tripé de meio-campistas. Responsável por se juntar aos zagueiros na saída de bola, Blanco também tinha a função de se associar à dupla Samuel Xavier e Tomás Andrade no lado direito. Versátil, o ex-América teve atuação interessante. Arouca, por sua vez, foi discreto e atuou com correção.
Escalado em uma posição diferente, Luan foi o melhor atleta do Galo em campo. Incansável, o camisa 27 encontrou bons passes e deixou os companheiros na cara do gol em no mínimo duas oportunidades.
Dinâmicos, Andrade, Marco Túlio e Alerrandro confundem a zaga adversária
Tomás Andrade e Marco Túlio tiveram a missão de servir o jovem Alerrandro, que estreou na equipe profissional do Atlético. Pela direita, o argentino, em que pese o fato de prender a bola em demasia, criava boas situações.
Na esquerda, o ousado Marco Túlio teve duas boas chances, uma em cada tempo. Ambas vieram em chutes de fora da área. No primeiro tempo, o goleiro Darley mandou para escanteio. No segundo, a bola foi para fora.
O veloz Alerrandro fez bem o papel de pivô e teve boa chance na segunda etapa, quando se desvencilhou da marcação e arrancou rumo ao gol, mas, precipitadamente, chutou ao lado. Outro bom momento do camisa 44 veio em cruzamento direcionado à Marco Túlio, que só não conseguiu alcançar a bola devido à força do passe.
URT no caminho do Galo
No fim das contas, a vitória fez o Atlético encerrar a primeira fase do Mineiro em 3° lugar, com 18 pontos. A equipe irá enfrentar a URT - que terminou em 6°. com 15 - nas quartas de final, em jogo único a ser disputado em Belo Horizonte.