Atlético 4 x 3 Grêmio: Galo vence, mas passa a depender do Flamengo
Por: Guilherme Peixoto
03/12/2017 - 21:25
Em jogo emocionante e cheio de reviravoltas, o Atlético fez 4 a 3 sobre o Grêmio no Independência e terminou o Campeonato Brasileiro na 9° colocação. Os gols atleticanos foram marcados por Elias, Otero (duas vezes) e Fred. Pepê, Batista e Jean Pyerre marcaram para os gaúchos. Se quiser ir à Libertadores, o Atlético precisará contar com a ajuda do Flamengo, que disputa a final da Copa Sul-Americana contra o Independiente (ARG).
Primeiro Tempo
O Galo começou a partida pressionando a equipe visitante. Otero fez Bruno Grassi se esticar todo para evitar o primeiro gol, enquanto Elias parou no travessão. Apesar de amassar o Grêmio em seu campo, a equipe de Oswaldo de Oliveira dava muitos espaços no momento defensivo. Aos 33’, após cobrança de falta, os garotos do Tricolor inauguraram o marcador. O gol foi marcado por Jean Pyerre.
O empate atleticano veio no minuto 36, com Elias. O gol do camisa 8 saiu após boa triangulação do meio-campista com Fred. Errando muitos passes no meio-campo, o Galo continuava dando chances ao Grêmio, que fez 2 a 1 aos 44’, com Pepê. O segundo gol do Atlético, no entanto, não demorou a sair. No último lance da etapa inicial, o pé calibrado de Otero salvou a equipe de voltar aos vestiários sob vaias.
Segundo Tempo
Nervoso e amarelado, Adílson foi substituído por Gustavo Blanco logo no intervalo. O ex-América entrou em campo com a missão de qualificar a saída de bola e permitir as infiltrações de Elias. O Galo até começou bem a etapa final, rodando a bola no campo de ataque e tentando furar a bem postada defesa gremista.
Aos 15 minutos, porém, o Tricolor conseguiu fazer 3 a 2. Batista, ligeiramente impedido, aproveitou cruzamento de Pepê e só empurrou para as redes. Sob um forte temporal, o Atlético conseguiu empatar novamente cinco minutos depois. Robinho cruzou, a bola bateu na zaga, mas sobrou para Fred que, de cabeça, recolocou o Galo na parada.
Até aquele momento, os resultados ajudavam o Galo e bastava um gol para o clube entrar no G-8. Dramática, a partida já ia entrando nos últimos instantes quando Gustavo Blanco chegou atrasado, acertou um carrinho em Pepê e foi expulso. Logo após a saída de Blanco, os refletores do Horto se apagaram, o que fez o duelo ser interrompido por onze minutos.
Logo após o recomeço, o gol da Chapecoense tirou do Atlético as chances de ir à Liberta através apenas de suas forças. A equipe passava a depender, além da vitória, do título do Flamengo na Sul-Americana. O segundo gol de Otero, em um petardo de falta de muito longe, fez explodir as arquibancadas do Independência. e Com 4 a 3 no placar, o Atlético só esperou os últimos minutos para comemorar os três pontos.
Libertadores e tabela
Apesar do empate entre Botafogo e Cruzeiro, Flamengo, Vasco e Chapecoense venceram. Com isso, para ir à competição continental, o Atlético precisa torcer para que o rubro-negro carioca conquiste a Copa Sul-Americana. A final, que será disputada contra os argentinos do Independiente, ocorrerá nas duas próximas quartas-feiras.
O Galo terminou o Campeonato Brasileiro na 9° colocação, com 54 pontos ganhos. Foram 14 vitórias, 12 empates e 12 derrotas, com 52 gols marcados e 49 sofridos. Campeão da América e de malas prontas para o Mundial de Clubes, o Grêmio encerrou sua participação no Nacional em um honroso 4° lugar.
Despedidas
O duelo marcou a despedida de Daniel Nepomuceno do cargo de presidente do Atlético. Após três temporadas no comando do clube, Nepomuceno será substituído por um dirigente a ser escolhido no próximo dia 11. Além do favorito Sérgio Sette Câmara, Fabiano Ferreira também está na disputa. Preparador físico do Galo em 430 ocasiões, Carlinhos Neves é outro que deixa o clube. O profissional pediu desligamento para tocar projetos pessoais e ficar próximo da família.
Ficha Técnica - Atlético 4 x 3 Grêmio
Motivo: 38° rodada do Campeonato Brasileiro 2017
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Atlético: Victor, Bremer (Rafael Moura), Léo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adílson (Gustavo Blanco), Elias, Valdívia (Luan), Robinho e Otero; Fred. Técnico: Oswaldo de Oliveira
Grêmio: Bruno Grassi, Felipe, Ruan (Ericson), Emanuel e Conrado; Machado, Balbino, Jean Pyerre (Matheusinho); Pepê, Poletto (Batista) e Dionathã. Técnico: César Bueno
Gols: Elias, Otero (dois) e Fred (CAM); Pepê, Jean Pyerre e Batista (GRE)
Arbitragem: Marcelo Aparecido de Souza, Anderson José de Moraes Coelho e Bruno Salgado Rizo (SP)
Amarelos: Victor, Léo Silva, Fábio Santos, Adílson, Elias e Robinho (CAM); Dionathã (GRE)