Boleiro do Galo #07 | Buglê, o autor do primeiro gol da história do Mineirão!

Por:
05/09/2020 - 10:55

No aniversário do Mineirão, relembramos o feito de Buglê. O ex-jogador do Galo que cravou seu nome no “Gigante da Pampulha”, ao marcar o primeiro gol da história do estádio

Capa 1 1024x512 - Boleiro do Galo #07 | Buglê, o autor do primeiro gol da história do Mineirão!
Registro do primeiro gol feito no Mineirão - Foto: Reprodução/Internet

José Alberto Bougleux (76), o famoso Buglê, deu os seus primeiros passos futebolísticos nas categorias de base do Atlético, no qual foi revelado pela equipe profissional em 1964. Pelo Galo, foram 85 jogos e 15 gols marcados. O atleta foi o responsável por marcar o primeiro gol da história do Mineirão.

No dia 5 de setembro de 1965, o Gigante recebeu a primeira partida de sua história. Um confronto entre Seleção Mineira (misto de jogadores do Atlético, América e Cruzeiro) e River Plate, da Argentina. Na ocasião, os selecionados de Minas venceram o confronto por 1 a 0, gol marcado pelo volante atleticano.

Atualmente, Buglê vive em Brasília e, devido suas limitações pelo Alzheimer, escolheu um de seus parentes para ser o seu assessor oficial. Por meio do Pedro Bougleux (22), sobrinho-neto do ex-atleta, elaboramos mais um #BoleiroDoGalo! Confira:

De acordo com os relatos de Buglê, qual foi a sensação ao entrar no Mineirão pela primeira vez?

Bom, cresci acompanhando as histórias do meu tio-avô, ele sempre me falou que a sensação foi única e muito importante para ele, principalmente por estar representando a Seleção Mineira naquele jogo inaugural no dia 05 de setembro de 1965. Algo que ficou marcado para sempre na vida dele!

Quais lembranças que ele já te contou daquele dia?

Por várias vezes ele me falou que quando entrou no gramado do Mineirão pela primeira vez, olhou para arquibancada e viu todos os espaços preenchidos por torcedores, achou aquela festa muito bonita.

Disse, que teve um certo receio na partida, já que um pênalti foi marcado para o River Plate quando o jogo estava 0 a 0. Porém, a equipe portenha desperdiçou a cobrança.

E claro, do momento mais importante da partida, o gol. Mesmo sendo o autor do primeiro gol da história do Mineirão, ele não sabia que aquele momento teria tanta repercussão na vida dele.

Ele me falou também, que ficou bastante emocionado depois do jogo, já que foi carregado pela torcida no hall principal do estádio e recebeu os cumprimentos do treinador da Seleção Brasileira da época.

Jogo Selecao Mineira x River Plate 1024x667 - Boleiro do Galo #07 | Buglê, o autor do primeiro gol da história do Mineirão!
Seleção Mineira 1 x 0 River Plate no dia 05/09/1965 - Foto: Pedro/Arquivo pessoal

E o gol? Como foi?

Tudo começou por uma roubada de bola do Buglê, que logo em seguida, fez uma tabela com o Dirceu Lopes no meio de campo, totalizando quatro toques na bola. No último toque, Dirceu fez um lançamento em profundidade para o meu tio-avô.

O Buglê foi correndo atrás da bola, mas, percebeu que o Gatti, goleiro do River, havia saído para chutar a bola, porém, acabou trombando com o zagueiro argentino, aí a bola sobrou para o meu tio-avô, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Ele me confessou que, na época, teve medo de errar aquele lance, mas que depois que acertou, só saiu para comemorar (risos).

Qual a importância do Mineirão na vida dele?

O Mineirão foi e ainda é muito importante na vida dele, pela oportunidade de ter jogado na inauguração do estádio e de ter marcado o gol inaugural do “Gigante da Pampulha”.

Isso ficou marcado na história do Mineirão e da família Bougleux. Até hoje, meu tio-avô é reconhecido por ter sido o autor desse feito, além de outras importantes partidas que ele atuou por lá, é claro.

Hall da Fama Mineirao 1 - Boleiro do Galo #07 | Buglê, o autor do primeiro gol da história do Mineirão!
Buglê no Hall da Fama do Mineirão antes da reforma
da Copa do Mundo de 2014 - Foto: Pedro/Arquivo Pessoal

E sobre o Atlético?

Ele tem um carinho muito grande pelo Atlético, pois, foi o time que lhe acolheu e deu a primeira oportunidade no futebol. Uma paixão que foi transmitida para outros familiares, sou um exemplo disso.

Tudo começou, quando ele foi chamado para jogar na categoria de juniores do Galo e, logo em seguida, foi promovido ao profissional, onde conquistou à titularidade. Ele fez 85 partidas pelo Atlético e marcou 15 gols com a camisa alvinegra. Passou por outros clubes, como Santos e Vasco, mas foi no Galo que ele se “sentiu em casa”.

Atuando Pelo Atletico x - Boleiro do Galo #07 | Buglê, o autor do primeiro gol da história do Mineirão!
Buglê em sua passagem pelo Atlético - Foto: Pedro/Arquivo pessoal

Atualmente, o que Buglê tem feito da vida?

Atualmente, Buglê vive em Brasília, junto de sua esposa. Desde que se aposentou do futebol, ele cria gados e pratica pescaria em sua chácara. Aos finais de semana, bate uma bolinha, toma uma cerveja e gosta de jogar truco com seus amigos.

Confraternizacao jogadores do Galo 1024x682 - Boleiro do Galo #07 | Buglê, o autor do primeiro gol da história do Mineirão!
Buglê em um encontro com ex-jogadores do Galo - Foto: Pedro/Arquivo pessoal

Confira a ficha técnica do jogo:

Ficha Tecnica Selecao Mineira x River 1 1024x809 - Boleiro do Galo #07 | Buglê, o autor do primeiro gol da história do Mineirão!
Foto: Reprodução/Mineirão

Buglê Atualmente:

Pedro e Bugle - Boleiro do Galo #07 | Buglê, o autor do primeiro gol da história do Mineirão!
Buglê e seu sobrinho-neto - Foto: Pedro/Arquivo pessoal

Confira o primeiro gol da história do Mineirão: