Brasileirão sub-20 | O título veio para Minas
Por: Camisa Doze
25/01/2021 - 12:30
O Atlético sagrou-se campeão brasileiro após derrota no tempo regulamentar que resultou nas penalidades. Na marca da cal, o Galinho emplacou 5 a 4 frente ao Furacão, fora de seus domínios.
O Jogo
O Galinho jogou com o regulamento debaixo do braço no jogo de volta, valendo o título de campeão brasileiro. Com o placar de 2 a 1, o time alvinegro tinha a vantagem de um empate por 0 a 0. Já o rubro-negro, embora tenha característica defensiva, atreveu-se a atirar frente ao gol defendido por Gabriel Delfin, que fez boas intervenções durante os 85 minutos de jogo.
Como franco atirador, a equipe de Curitiba fez todas as mexidas possíveis, encurralando o alvinegro. Numa saída bisonha (em que a defesa “bateu cabeça”) do arqueiro, o jogador rubro-negro Rômulo Cardoso apenas empurrou para as redes. O Furacão cometia a façanha de empatar no agregado – e o empate é o fantasma do alvinegro.
Foi um jogo definido no detalhe: a última cobrança de Guilherme Santos fez jus ao artilheiro com 14 gols na temporada. No entanto, vale ressaltar que o jogo fora de casa não favorece a equipe alvinegra.
Destaques
Echaporã e Wesley fizeram bom papel quando acionados no meio-campo. O Galinho exclusivamente com Echaporã teve boa chance de gol desperdiçada; Guilherme Santos também. O alvinegro esbarrou na trave duas vezes (assim com a equipe da casa). Pela parte defensiva, a dupla de zaga mineira fez, durante a competição, um jogo seguro.
Do inferno ao céu
O goleiro Gabriel Delfin, durante sua aparição no campeonato, quando acionado fez boas intervenções. Após suprir Jean após lesão contra o Corinthians, o goleiro se destacou especificamente em jogos decisivos, levando o Galinho à final da competição. Gabriel participou da saída bisonha de bola no tempo regulamentar; já os 39 minutos, porém se redimiu ao pegar o único pênalti que deu a vantagem no placar à frente do Furacão.
O Atlético, por fim, traz o título inédito para Minas Gerais, e para a galeria de Lourdes. Em 2009 o time havia participado da sua última final, ano este em que amargou o vice-campeonato.