Com aproveitamento ruim em novas arenas, Galo vai à SP querendo primeira vitória em Itaquera
Por: Guilherme Peixoto
24/11/2017 - 09:36
Buscando sua primeira vitória na Arena Corinthians, o Atlético enfrenta, às 17h de domingo, a equipe da casa. Desde a inauguração do estádio, em 2014, Galo e Timão já se enfrentaram quatro vezes em Itaquera, com três vitórias dos paulistas e um empate, totalizando apenas cerca de 8% de aproveitamento por parte do clube mineiro, que ainda não balançou as redes do estádio.
Na última visita do Atlético à Arena, em outubro do ano passado, o placar não saiu do zero. Se vencer o Corinthians no domingo, em jogo válido pela 37° rodada do Campeonato Brasileiro, o Galo chega ao último duelo da competição nacional com chances de ir à Libertadores.
Desempenho geral deixa a desejar
Contando as partidas realizadas como visitante no Mineirão, o Atlético atuou 56 vezes, de 2013 em diante, nas novas arenas do país. Para a obtenção deste número, foram levados em conta, além dos estádios construídos para a Copa do Mundo, as casas de Grêmio e Palmeiras.
Em 2013, o Galo fez 10 partidas em tais estádios. Comandada por Cuca, a equipe acumulou seis derrotas, três empates e uma vitória. O único triunfo obtido no ano da conquista da Libertadores foi em Porto Alegre, contra o Grêmio. O atacante Fernandinho marcou o gol da vitória.
No ano seguinte, o Atlético venceu três dos 12 cotejos disputados nas novas arenas, com quatro empates e cinco reveses. Além de derrotar o Santos na Arena Pantanal, o Galo bateu o Cruzeiro por duas vezes. No último deles, o 1 a 0 rendeu à equipe o título da Copa do Brasil.
Em 2015 foram 13 jogos. Além de três empates, o Galo perdeu em cinco oportunidades e derrotou Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Fluminense e Vasco. A vitória sobre o Colorado quebrou um jejum de 29 anos sem triunfos atleticanos no Beira-Rio. A trinca em cima dos cariocas, por sua vez, rendeu ao Galo 100% de aproveitamento no Maracanã naquela temporada.
Na temporada 2016, o Atlético passou, além do Mineirão, por Fonte Nova, Beira-Rio, Mané Garrincha, Allianz Parque, Arena do Grêmio e Arena Corinthians. Foram 10 jogos, com três vitórias do Galo, cinco empates e somente dois triunfos dos mandantes.
Neste ano, o Atlético já esteve nos estádios mais modernos do país em 11 oportunidades, com quatro empates, quatro resultados negativos e três vitórias, conquistadas em sequência. Os triunfos contra Inter (Primeira Liga), Atlético/PR e Cruzeiro (Brasileiro) ocorreram entre o fim de agosto e meados de outubro.
Ao todo, em 56 partidas nas novas arenas, o Galo contabiliza 15 vitórias, 19 empates e 22 derrotas, totalizando apenas 38% de aproveitamento. Incluindo as partidas eliminatórias, estiveram em disputa 168 pontos. O Atlético conquistou 64 deles.