Cruzeiro 1 x 3 Atlético – Após primeiro tempo ruim, Galo vira no Mineirão e volta a sonhar com a Libertadores
Por: Guilherme Peixoto
22/10/2017 - 19:05
Após um primeiro tempo abaixo da crítica, o Atlético conseguiu virar sobre o Cruzeiro e conquistar uma importante vitória neste domingo. Jogando no Mineirão, o alvinegro triunfou por 3 a 1 e chegou aos 41 pontos no Campeonato Brasileiro. Thiago Neves abriu o placar para a equipe celeste, mas Otero e Robinho, duas vezes, marcaram para o Galo.
Primeiro Tempo
“Espelhadas” no 4-3-2-1, as equipes começaram o primeiro tempo se estudando. Com Otero, Robinho e Valdívia na linha de meias, o Atlético teve muitas dificuldades para fazer a bola chegar com qualidade ao ataque. O Cruzeiro, que cedeu campo e bola ao Galo, buscava acelerar as jogadas acionando os lados do campo.
A primeira e única chance de perigo alvinegra na primeira etapa veio com Adílson, que escorou cruzamento de Robinho, mas viu a bola passar ao lado da meta de Fábio. A partir daí, as melhores oportunidades passaram a ser do Cruzeiro. Diogo Barbosa, aos 24 minutos, foi o primeiro a tentar, obrigando Victor a fazer bela defesa.
Seis minutos depois, contudo, o goleiro atleticano não conseguiu evitar o gol. Em contra-ataque rápido, Thiago Neves aproveitou toque de Rafinha para colocar o Cruzeiro à frente no placar. Indeciso na marcação, o Atlético continuou dando espaços – sobretudo às costas dos volantes – para o rival atacar. Rafinha, aos 33’, quase ampliou.
Inoperante em termos ofensivos, o Atlético pouco incomodou a defesa celeste. Otero, aberto pela direita, foi o jogador que mais apareceu nos lances ofensivos. Pouco acionados, Fábio Santos e Valdívia foram discretos pela esquerda. O mesmo aconteceu com Robinho, que atuou por dentro, encostando em Fred.
Segundo Tempo
O Galo voltou para a etapa complementar com Yago no lugar de Roger Bernardo. Os primeiros minutos, porém, não mostraram uma mudança no panorama da partida. O Cruzeiro teve boa chance de ampliar o placar com Rafinha, que mandou uma bomba no travessão.
Os rumos da partida começaram a mudar no minuto 15, com Otero, que, de cabeça, empatou o duelo. Quando parecia que o Cruzeiro venceria o clássico com tranquilidade, o Atlético igualou as ações e passou a atacar com mais qualidade.
Pouco tempo depois, aos 21’, o Galo conseguiu passar à frente. O gol da virada começou após uma reposição curta dos mandantes. Ligado, Fábio Santos aproveitou o vacilo, se antecipou à Elber e tocou para Robinho, que puxou para a perna direita e tocou no canto do goleiro Fábio.
Com Cazares e Clayton, que haviam entrado nos lugares de Valdívia e Otero, a equipe de Oswaldo de Oliveira fincou os pés no campo de defesa e passou a apostar nos contragolpes. E foi num ataque rápido que o Galo matou a partida: novamente pela esquerda, Robinho recebeu passe de Cazares, fintou Ezequiel com muita categoria e mandou para as redes de Fábio, que nada pôde fazer. 3 a 1 para o Atlético e muita festa no setor visitante do Mineirão.
Foi através dos erros cruzeirenses que o alvinegro construiu o seu triunfo. Após o terceiro gol do Atlético, o time de Mano Menezes não conseguiu arquitetar nenhum lance de perigo. No fim, ainda houve tempo para o placar ser transformado em goleada, com Cazares. O equatoriano recebeu passe açucarado de Robinho, mas de frente para o gol, tocou para fora.
Ficha Técnica – Cruzeiro 1 x 3 Atlético
Cruzeiro: Fábio, Ezequiel, Manoel, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique (Rafael Marques), Hudson, Rafinha (Rafael Sobis), Thiago Neves e Alisson (Élber); Arrascaeta. Técnico: Mano Menezes.
Atlético: Victor, Marcos Rocha, Léo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adílson, Roger Bernardo (Yago), Otero (Clayton), Robinho e Valdívia (Cazares); Fred. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Árbitro: Wagner Magalhães (RJ)
Gols: Thiago Neves (CRU); Otero, Robinho e Robinho (CAM)
Amarelos: Henrique e Alisson (CRU); Leonardo Silva, Gabriel e Robinho (CAM).