Cuca sobre a comemoração do título: Dá pra esperar um pouco mais, tá certinho!
Por: Rodrigo Raynner
07/11/2021 - 21:33
E o GALO? Sim, ganhou mais uma vez e manteve os concorrentes distantes e com uma rodada a menos para tentar nos alcançar. A vitória sobre o América deixa o Atlético com 65 pontos com 8 jogos para o fim do campeonato, mas o Cuca segue prudente, quanto à comemoração do título por parte da torcida.
Na coletiva o treinador elogiou a torcida por manter a prudência, já que sonhamos por tanto tempo, dá pra esperar um pouco mais antes de gritarmos "É campeão!". Até o momento a torcida tem apoiado e sofrido junto mesmo nos momentos de dificuldade e apesar dessa vitória importante em um clássico perigoso, os concorrentes também venceram então ainda não tem sossego. É jogar junto e apoiar a cada jogo.
Cuca falou dos desfalques para esse jogo como Nacho e Jair e que usou a força do grupo contra um América que não jogou durante a semana, tendo perdido só um dos últimos 12 jogos. A ausência do Nacho muda o sistema mas já jogamos algumas vezes dessa forma. Sem ele muda para um sistema mais vertical sem tanta posse de bola.
Para os próximos jogos haverá ainda mais desfalques por cansaço, contusão, convocações e possíveis suspensões. Então seguirá fazendo a gestão do elenco e a utilização de todo o grupo para manter o desempenho, mas é preciso dosar e ter paciência também, senão o time não aguenta.
Além do desgaste dos 65 jogos na temporada até aqui, o segundo turno é diferente do primeiro. No final do campeonato os adversários já conhecem mais o GALO e dão menos espaços. Tem que ter paciência para achar as oportunidades e dosar a correria. Jogo aberto é bom de assistir mas para os atletas, cansa muito.
Outra dificuldade desse momento da temporada e de ser um time mais "manjado" pelos adversários é o aumento da média de gols sofridos. Mas é necessário focar em equilíbrio e não preocupar só em não tomar gols, senão não ganha os jogos. Mesmo assim, ainda temos boa media de gols sofridos e a melhor defesa do campeonato. Nessa altura da temporada a maior prioridade é manter o bom aproveitamento. É claro que ainda tem o que corrigir, mas hoje com 65 jogos e chegaremos aos 75, o mais importante é manter o nível, pois o desgaste é esperado e a força do grupo é o que faz diferença.
Cuca também disse que tem passado para os atletas, a experiência dele em campeonatos brasileiros e divide o planejamento, a sequência, as possibilidades de escalação com todo o grupo. É uma equipe recém formada e com muitos gringos que tem dado um retorno fantástico. É necessário gerir tudo isso pra que eles tenham o entendimento total da situação e para diminuir a ansiedade além de mantê-los focados no título. Apesar de tratar todos iguais no elenco, os jogadores são os próprios fiscais e sabem quem merece ter as oportunidades. Citou Hyoran, Nathan, Sasha e Dodo, como jogadores que não tem sido tão acionados mas disse que eles entendem isso e estão tão engajados que comemoram as vitórias até mais do que os que estão jogando. No entanto, planeja usá-los nesse período com mais desfalques, pois além deles merecerem, quem ganha o título é o grupo e não só o time titular.
Veja aqui a coletiva completa: