Cuca é apresentado e não foge de perguntas polêmicas

Por:
16/03/2021 - 22:41

O novo comandante alvinegro foi apresentado pelo Atlético na tarde desta terça-feira (16), no Centro de Experiências da Arena MRV

O treinador que dirigiu o Galo na histórica conquista da Libertadores de 2013, foi recebido pelo presidente Sérgio Coelho, o diretor de Futebol Rodrigo Caetano e o gerente de Futebol Victor Bagy (sim, o Santo). Cuca estava sem clube desde que saiu do Santos na reta final do último Brasileirão e assinou contrato por duas temporadas com o Atlético. 

O treinador foi anunciado há 10 dias e sua apresentação, primeiramente, estava marcada para o dia 09/03. Mas, devido ao agravamento do quadro de saúde de Dona Nilde, sua mãe, que luta contra o Covid-19, o evento foi adiado para hoje e assim se fez.  Confira a apresentação:

"O bom filho á casa torna", disse o presidente Sérgio Coelho. "Quando nos reunimos para escolher o  treinador, o seu nome foi o primeiro que veio e foi unânime", afirmou. "Temos a ambição de lutar por todos os títulos, com a gestão mais profissional da América Latina, e faremos parte dessa história", afirmou, Coelho. Mas, entre os torcedores, essa escolha não foi uma unanimidade... 

Antes de ser anunciado como treinador do Atlético, Cuca se viu pressionado a quebrar o silêncio sobre um episódio de violência sexual ocorrido há 34 anos, que voltou à tona em 2020. A hashtag “#CucaNão” ocupou os trends topics no Twitter por alguns dias após o nome do técnico ser ventilado no clube. Muitos torcedores e torcedoras se sentiram desrespeitados pelo nome de um condenado por estupro ser ventilado no clube. Diferente do caso do atacante Villa, do Boca, as negociações não cessaram e Cuca, de fato, acertou com o Galo. 

Escândalo de Berna

Cuca foi questionado sobre o caso, denominado de “Escândalo de Berna” e não teve medo em responder as perguntas. “Eu trabalhei aqui (em Minas Gerais) em 2010, 2011, 2012 e 2013, e nunca foi questionado nada sobre isso há oito, nove anos. Hoje, é questionado”, disse. “E a gente tem que entender que são tempos diferentes. Expus a minha família de ordem indireta à frente das câmeras para falar disso. Não devo nada e, para mim, já é um assunto superado”, afirmou Cuca. 

Cuca02 - Cuca é apresentado e não foge de perguntas polêmicas
Cuca e Victor no Centro de Experiências da Arena MRV - Atlético

Do fundo do meu coração, desejo boa sorte ao Galo. Que as conquistas venham e que esse passado sujo do Cuca nunca seja esquecido. Que o terrível episódio tenha servido de aprendizado e que, hoje, ele seja um novo ser humano. O caso não pode cair no limbo! Deve ficar sempre na memória para que não surja novos “doces devassos”, apelido que foi dado ao Cuca e seu bando no retorno ao Brasil. A matéria do El País explica de forma clara.