Diário do Torcedor – De 1976 à 2012

Por:
17/05/2012 - 14:22

fotocamisadoze1 - Diário do Torcedor -  De 1976 à 2012Como todos sabem, o Campeonato Mineiro de 2012 foi conquistado de forma invicta, o que não acontecia desde o ano de 1976. No texto de hoje, cito fatos importantes da conquista de 1976 para que a Massa conheça mais desse grande time que encheu de orgulho os Atleticanos que puderam presenciar a conquista.

O Atlético dominou o Campeonato. Nenhum time conseguiu sequer medir forças com o grande time formado pelo Galo. O time Alvinegro havia sido renovado e trazia grandes promessas que começavam a despontar em Minas e passavam a ser conhecidas em todo o território nacional.

Barbatana, que havia assumido o Galo dois anos antes, em 1974, após  a saída do grande Telê Santana, começou a lapidar as promessas que vinham da base alvinegra. Jogadores como Reinaldo, Cerezo e Paulo Isidoro figuravam entre os possíveis futuros craques Alvinegros.

As apostas feitas pelo técnico atleticano deram certo e o time estreou com uma vitória por 8 a 0 sobre o Nacional. Depois aconteceu uma vitória de 3 a 0 sobre a Esportiva Guaxupé, onde Cerezo e Paulo Isidoro marcaram.

Na terceira rodada veio o primeiro clássico, contra o América. O quadro alvinegro tomou conta do jogo desde o início e venceu por 3 a 1.

Após 11 vitórias e 2 empates, veio o clássico contra o Cruzeiro. Não deu outra. O Galo entrou em campo já classificado para a fase final como primeiro colocado do Campeonato Mineiro. Com uma grande atuação de todo o time, colocando o Cruzeiro “na roda”, Paulo Isidoro marca 1 a 0 e o Atlético vence. A torcida atleticana, que ocupava grande maioria do Mineirão, comemorou eufórica a vitória sobre os rivais.

Na fase final foram 3 vitórias (Guarani, América e Uberlândia) e um empate (Cruzeiro). Reinaldo passa a se destacar na imprensa mineira ao marcar 3 gols nessa fase e sendo considerado o destaque alvinegro por sua técnica e estilo de grandes craques. Apesar de voltar de uma cirurgia de retirada do menisco em 74, Reinaldo já era, mesmo com 17 anos, considerado o Rei da Massa e formava grande dupla de ataque com Paulo Isidoro.

Após a fase final, foi realizada uma “melhor de três” para definir o Campeão Mineiro de 1976. Atlético e Cruzeiro se enfrentaram pelo primeiro jogo diante de 99 mil pessoas no Mineirão. O resultado, com um show dos garotos do Galo, foi 2 a 0, com gols de Reinaldo e Marcelo.

No segundo jogo, 103 mil pessoas compareceram ao Mineirão e viram mais uma vez, Reinaldo e Marcelo marcando e dando o título ao Galo.

A partir desse ano, começou uma era de hegemonia atleticana, graças à geração de Reinaldo, Paulo Isidoro, Cerezo e Éder (chegou ao Galo depois, vindo de uma transferência do América), além de Ortiz, João Leite (reserva, até então) e Vantuir.

Vale ressaltar que essa equipe foi a base daquela que impressionou todo o Brasil ao ser vice-campeã brasileira invicta em 1977.

Em 2012 fomos Campeões Mineiros de forma invicta, novamente. Esperamos que a hegemonia do Atlético seja novamente firmada e possamos brigar por maiores conquistas, como foi no final da década de 70.

Lucas Alves

@lucasalves32

Galo Digital