Fred (ainda) é esperança de gols
Por: Guilherme Peixoto
15/09/2017 - 13:22
O centroavante Fred chegou ao Atlético em junho do ano passado, após uma vitoriosa passagem pelo Fluminense. Em seu primeiro ano de Galo, o experiente atacante fez muitos gols e contribuiu para o sucesso da equipe, que conseguiu se classificar diretamente à fase de grupos da Libertadores. Agora, após ficar algumas semanas parado por conta de uma lesão, o jogador de 33 anos precisa lidar com a má fase.
Principal arma ofensiva alvinegra em 2017, Fred já anotou 23 tentos nesta temporada. Apesar disso, o camisa 9 não marca desde julho, contra o Atlético/GO, totalizando um jejum de sete partidas. No confronto diante do Palmeiras, no último sábado, o centroavante teve a chance de desencantar em cobrança de pênalti, mas bateu mal e viu o chute ser facilmente defendido por Fernando Prass.
“Matador” e “homem de área” são definições perfeitas para o estilo de jogo de Fred. Centroavante clássico, ele depende bastante de jogadas preparadas por meio-campistas e laterais. Mesmo saindo da área em alguns momentos, o centroavante costuma ficar apagado quando a bola não chega ao ataque. Contra o Paraná, pela Copa da Primeira Liga, Fred teve duas excelentes oportunidades para espantar o momento ruim, mas acabou desperdiçando-as.
Rafael Moura e Clayton: as alternativas
A situação acaba abrindo espaço para outras soluções. Reserva imediato de Fred, Rafael Moura foi escalado como titular por Rogério Micale em algumas ocasiões. A diferença técnica entre ambos, porém, pesa contra o “He-Man”. Vale ressaltar também que Moura não teve boas atuações quando acionado desde o começo, ao contrario das vezes em que entrou no fim das partidas.
Mais jovem e móvel, Clayton surge como “terceira via”. Apesar de ser utilizado como jogador de lado, o atacante de 21 anos também pode atuar por dentro como “falso nove”. Foi jogando assim em 2015, pelo Figueirense, que Clayton se destacou no Campeonato Brasileiro e chamou a atenção do Galo. Nos treinamentos desta semana, visando a partida contra o Avaí, Micale testou o jogador na equipe titular.
O futuro de Fred
Um dos esteios da atual equipe atleticana, Fred é muito importante para o Galo. Mesmo que Micale considere utilizar outras opções em seu lugar, o centroavante continua tendo moral frente aos torcedores. Se conseguir interromper a incômoda seca de gols, o camisa 9 certamente fará as pazes com a bola. Com contrato até o fim de 2018, Fred exerce o papel de líder e referência do clube, dentro e fora do campo. Recuperá-lo é fundamental para a sequência da temporada e, sobretudo, para o próximo ano.