Relembre os “primeiros gols” do Galo nas últimas edições do Campeonato Brasileiro
Por: Guilherme Peixoto
13/04/2018 - 09:16
De uniforme novo, o Atlético estreia no Campeonato Brasileiro deste ano no próximo domingo (15), às 16h, contra o Vasco, em São Januário. Nos últimos dez debutes do Galo no Nacional, foram quatro vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Em apenas dois anos do mesmo período o alvinegro não marcou na rodada de abertura. O Camisa Doze relembra agora os “primeiros gols” atleticanos no Brasileirão na última década.
2008 - Goiás 1 x 1 Atlético (segunda rodada)
A temporada do centenário do Galo foi das últimas dez que não contou com um gol do time na estreia do Brasileiro. Após um melancólico 0 a 0 com os reservas do Fluminense, no Mineirão, o Atlético foi ao Serra Dourada em meio a uma grande crise.
Após a eliminação na Copa do Brasil para o Botafogo, o técnico Geninho foi demitido e Marcelo Oliveira assumiu o cargo interinamente. O Galo saiu perdendo, mas Vanderlei, aos 40 minutos do segundo tempo, empatou a partida.
2009 - Avaí 2 x 2 Atlético
Embalado pelo acesso à Série A, o Avaí recebeu o Galo na Ressacada e abriu 2 a 0 com facilidade. Em reconstrução após a saída de Emerson Leão e a chegada de Celso Roth, que àquela altura fazia apenas o seu segundo jogo pelo alvinegro, o time teve forças para buscar o empate na segunda etapa.
O gol que recolocou o Galo no jogo saiu aos 25’ do segundo tempo, com Alessandro. O atacante recebeu belo passe por elevação de Márcio Araújo, limpou o zagueiro e bateu no canto de Eduardo Martini.
2010 - Atlético 2 x 1 Vasco
Assim como em 2018, o adversário da estreia atleticana no ano da Copa da África do Sul foi o Vasco. Comandado por Vanderlei Luxemburgo, o Galo de Diego Tardelli, Júnior e Muriqui fez o seu primeiro gol naquela edição do Brasileiro logo aos 9 minutos do jogo de estreia. O tento saiu após muita insistência de Ricardinho, que recebeu cruzamento de Tardelli e precisou chutar duas vezes para vencer a defesa vascaína.
2011 - Atlético 3 x 0 Atlético-PR
O primeiro gol do Atlético no Brasileiro do ano seguinte também saiu rápido. Jogando na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o Galo precisou de apenas 5 minutos para furar a defesa do xará paranaense. Giovanni Augusto arrancou e lançou Toró, que ganhou da zaga no corpo e chutou cruzado, não dando chances para Renan Rocha.
2012 - Ponte Preta 0 x 1 Atlético
A emocionante vitória atleticana na primeira rodada do Brasileiro de 2012 deu uma prévia do que viria a ser aquele campeonato. O gol do triunfo em Campinas saiu aos 46 minutos do segundo tempo, de modo quase improvável. Danilinho cobrou falta lateral e a zaga afastou. A bola chegou à direção de Escudero, que cabeceou da meia-lua para dar os três pontos ao time do técnico Cuca.
2013 - Coritiba 2 x 1 Atlético
A estreia do Atlético no Brasileiro daquela temporada se deu entre os dois jogos contra o Tijuana, pelas quartas de final da Libertadores. Um dos poucos titulares escalados para a partida, Diego Tardelli marcou o gol do Galo cobrando falta.
https://www.youtube.com/watch?v=Vb1fgc5iwkA
2014 - Grêmio 2 x 1 Atlético (segunda rodada)
O Galo debutou na Série A empatando com o Corinthians em Uberlândia. Na quarta-feira seguinte, a derrota por 1 a 0 para os colombianos do Atlético Nacional decretou a demissão do técnico Paulo Autuori.
Levir Culpi estreou na segunda rodada do campeonato, em Porto Alegre, contra o Grêmio. O tento alvinegro foi anotado pelo atacante Fernandinho, aos 39’ do segundo tempo, mas não foi suficiente para evitar a derrota para o Imortal.
2015 - Palmeiras 2 x 2 Atlético
Pensando no confronto contra o Internacional, pela Libertadores, o Galo foi ao Allianz Parque com uma equipe completamente reserva. O “expressinho” de Levir esteve duas vezes à frente do placar e deixou a vitória escapar no último lance da etapa final.
O gol de abertura do placar, que também foi o primeiro daquela edição do campeonato, saiu dos pés de Patric, aos 5 minutos do segundo tempo. O lateral recebeu passe de Eduardo, arrancou e, livre, foi às redes por meio de um forte chute cruzado.
2016 - Atlético 1 x 0 Santos
Pelo terceiro ano seguido, a estreia do Atlético no Campeonato Brasileiro seria em meio a um confronto de mata-mata pela Libertadores. Daquela vez, contudo, a história foi diferente. Comandados por Cazares, os reservas do Galo bateram o Santos por 1 a 0, no Horto. O primeiro gol do campeonato saiu aos 10 minutos do primeiro tempo, e foi anotado pelo equatoriano.
2017 - Flamengo 1 x 1 Atlético
Elias foi o autor do primeiro gol do Galo no último Brasileirão. Jogando contra o Flamengo, no Maracanã, o time de Roger Machado saiu perdendo, mas empatou a partida aos 14 minutos do segundo tempo. O volante recebeu de Fred e arrematou forte, no ângulo, não dando chances ao goleiro Alex Muralha.
https://www.youtube.com/watch?v=Q4gbssJ_5dM