Histórico do Confronto – Atlético x Santos
Por: Camisa Doze
26/01/2021 - 15:54
Nesta terça-feira (26) Atlético e Santos se enfrentarão em jogo atrasado da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo acontecerá no Mineirão, às 20h
As duas equipes se enfrentaram 73 vezes em jogos oficiais na história. Ao todo o Galo soma 29 vitórias, contra 26 do Santos e 18 empates. Pelo Brasileirão foram 63 jogos, e nele o retrospecto do Atlético segue melhor, já que venceu 26 vezes e o peixe, 22.
Curiosidades sobre o confronto:
As maiores goleadas do time mineiro sobre o Santos foram ambas de 5 a 1. A primeira delas ocorreu em 1967 pela Taça do Brasil e a segunda em 1987 pelo Campeonato Brasileiro.
Em maio de 87 que ocorreu esta goleada, e até 11 de setembro de 1993 o Atlético não perdeu nenhum confronto para o time paulista. Foram nove jogos de invencibilidade, com a sequência de seis vitórias e três empates.
Em compensação, o Santos está invicto nos jogos mais recentes contra o time mineiro na Vila Belmiro. Foram nove vitórias e um empate.
Esses dois clubes nunca se enfrentaram em decisões finais, mas tiveram alguns jogos importantes durante a trajetória de alguns campeonatos.
Em 1964 eles se enfrentaram pelas quartas de final da Taça Brasil/ Campeonato Brasileiro. Esse jogou terminou 4 a 1 para o peixe em Minas Gerais e voltou a Golear no Pacaembu, dessa vez por 5 a 1.
Já em 1983 os times voltaram a se enfrentar na semifinal do Campeonato Brasileiro e mais uma vez o time Santista levou a melhor com uma vitória por 2 a 1 em São Paulo e um empate por 0 a 0 no Mineirão na partida seguinte.
Alguns anos depois, em 2010, o duelo decidiu uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. Na casa do Atlético o Santos perdeu por 3 a 2, mas na Vila venceu por 3 a 1 e seguiu na competição.
O retrospecto do Atlético em confrontos diretos contra o Santos não é um dos melhores, foram três eliminações em três competições diferentes.
O jogo de hoje não é um confronto direto, mas não deixa de ser uma partida importante, já que o Atlético mais uma vez precisa vencer para seguir firme na briga na parte de cima da tabela. Em contrapartida o Santos está 100% focado na final da Libertadores no sábado (30) contra a equipe do Palmeiras e cada vez mais distante do G-6.