Imprensa critica o Atlético por não mudar sua postura para ajudar o Flamengo
Por: Rodrigo Raynner
05/10/2021 - 10:54
O presidente, o diretor de futebol, o Cuca e os jogadores estão alinhados no discurso sobre o foco nos títulos do Brasileiro e da Copa do Brasil. Não é diferente sobre o desejo de seguir o campeonato sem mais adiamentos dos jogos devido as convocações para as seleções nas datas FIFA. O discurso de manter o calendário é assunto unanime no clube.
Acontece que já houve o adiamento de alguns jogos por coincidência dos calendários da Copa América e Brasileirão e também por convocações para Olimpíadas e Eliminatórias, o que já espremeu muito o calendário e obrigaria os clubes a fazerem uma quantidade enorme de jogos em um curto período de tempo no final da temporada. Outros adiamentos poderiam estender a temporada até o ano de 2022.
Veja o histórico:
Maio - Ainda no início do campeonato, já prevendo os desfalques entre Junho e Julho por Copa América, Eliminatórias e Olimpíadas, o GALO que tinha SEIS SELECIONÁVEIS, preferiu não adiar jogos para não acumular-los no fim do ano onde aconteceriam as decisões.
Junho/Julho - Entre a 4a e a 7a rodadas, 14 jogos foram adiados no mês de Junho por coincidirem com as datas da Copa América, incluindo um do Atlético e um do Flamengo. O Flamengo perdeu para o Red Bull no Maracanã pela 5a rodada e o Atlético, também desfalcado, perdeu para o Santos na vila Belmiro pela 7a rodada.
Agosto - Prevendo os desfalques devido as datas Fifa de Setembro, a CBF adiou os jogos das quartas e semifinais da Copa do Brasil e os jogos da 19a rodada dos times que tiveram jogadores convocados. Com isso, GALO X Grêmio, Flamengo X Atlético-GO e Ceará X Palmeiras foram remarcados para o início de Novembro.
Participe do canal oficial do Camisa Doze no Telegram e receba nossos conteúdos antes de todo mundo!
Outubro - Com as datas do Brasileiro e da Copa do Brasil já adiadas e ainda sem data para alguns jogos que precisam serem repostos, a CBF divulgou nova convocação desfalcando alguns clubes incluindo o Atlético. Dessa vez, não só os clubes mas também a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF), pediram que término da temporada não ultrapasse a primeira quinzena de Dezembro e acatando esse pedido, a CBF comunicou que não haverá mais adiamentos das rodadas 24, 25 e 26.
Hoje, líder do Campeonato apesar de jogar com os desfalques das primeiras rodadas, o Atlético mantém a sua postura de cumprir o calendário previsto e jogar contando com seus desfalques. Arana, Junior Alonso e Alan Franco já foram convocados. Vargas e Savarino, foram dispensados por suas seleções por questões físicas.
O Flamengo se posiciona contra a manutenção das datas, pede novo adiamento e por isso, parte da imprensa tem atacado o Atlético, como se o candidato ao título devesse abrir mão da sua postura adotada desde o inicio da temporada para agora, atender à vontade do seu principal concorrente. Aí fica fácil né?
Esses jornalistas desconsideram que o problema de não parar o campeonato nas datas FIFA não é novidade e que o Atlético tem tantos convocados quanto o Flamengo e manteve a liderança jogando desfalcado por opção, justamente para não acumular jogos agora, no período decisivo. Além de não comprometer mais um período de férias dos seus jogadores já que a temporada de 2020 só terminou em 2021 e isso gerou diversos problemas como a ausência de pré temporada, o desgaste físico dos atletas e os encargos trabalhistas por ausência de férias.