Libertadores ou Brasileiro? Precisa mesmo escolher?
Por: Rodrigo Raynner
18/09/2021 - 16:19
O Atlético se prepara para enfrentar o Sport daqui a pouco, às 19h no Mineirão e pode melhorar o seu desempenho em relação ao 1º Turno ou arriscar mesclar o time para os jogos decisivos que terá pela frente na Libertadores e Copa do Brasil.
Mas e a opção de jogar com força a máxima em todos os jogos? Existe também, claro!
O que quero destacar aqui é que o GALO terá no Brasileiro uma sequência de jogos contra times da parte de baixo da tabela, predominantemente, e considerando as fases mais agudas de Libertadores e Copa do Brasil e a proximidade desses títulos, pode ser a hora do planejamento entrar em ação.
Vencendo o Fortaleza o Atlético já abriu o turno se superando em relação à primeira metade do Brasileirão 2021. Do jogo de hoje contra o Sport até o próximo confronto direto com outro concorrente ao título, o Flamengo dia 31/10, o GALO jogará as semifinais da Libertadores contra o Palmeiras e a semi da Copa do Brasil contra o Fortaleza, nos dias 20 e 27 de Outubro.
Participe do canal oficial do Camisa Doze no Telegram e receba nossos conteúdos antes de todo mundo!
Então vamos à sequência que pode fazer o Atlético disparar no Brasileiro e superar o aproveitamento do 1º turno entre a segunda e a nona rodadas (66%) ou se arriscar e rodar o time priorizando (o que não seria absurdo) a classificação pras finais de Libertadores e Copa do Brasil:
- Sport - 19º (c)
- São Paulo - 16º (f)
- Internacional - 9º (c)
- Chapecoense - 20º (f)
- Ceará - 12º (c)
- Santos - 13º (c)
- Atlético-GO - 10º (f)
- Cuiabá - 8º (c)
Nessa mesma sequência do primeiro turno, o Atlético perdeu para Ceará e Santos fora de casa e empatou com a Chapecoense em casa, conquistando 16 dos 24 pontos disputados. Logo, dá pra melhorar e temos times pra isso, mas pensando no Palmeiras, dá pra poupar hoje? Sim. É um risco? É.
Do mesmo jeito, nos jogos próximos às decisões da Copa do Brasil, quando o GALO jogará contra Atlético-GO, Fortaleza (IDA), Cuiabá, Fortaleza (VOLTA) e classificado ou não pra final da Copa do Brasil, já enfrentará o Flamengo logo em seguida, que talvez seja o nosso maior concorrente ao título do Brasileiro.
Isso aqui não é uma sugestão nem um especulação sobre o planejamento que provavelmente o Cuca e a comissão técnica do GALO já tem traçado para esse período ou quem sabe, até pra além dele. Só quis dividir com vocês esse dilema tão comum entre nós atleticanos que sempre nos perguntamos: "podendo escolher, você queria a Libertadores ou o Brasileiro?"
Pois é. Se quiser pensar nisso, talvez nesse período entre Setembro e Outubro esteja o dia de realmente decidir. Não nós, claro! Mas o Cuca, a comissão técnica, o time, a diretoria.
O fato é que temos nomes no elenco pra fazer tanto uma coisa, quanto a outra, com confiança e segurança. Mas sobre as condições de cada jogador e as necessidades que principalmente o mata-mata pode nos impôr, talvez esteja aí a tal resposta do Atlético para a famosa pergunta: Libertadores ou Brasileiro?