Mariano chegou. Qual? O de 2008 ou de 10 anos de Europa?

Por:
04/08/2020 - 21:24

De demitido à reforço de peso: Mariano chega com aval de Sampaoli e perdão da torcida atleticana

O Atlético apresentou nesta terça (04), o lateral-direito Mariano, mais um pedido do técnico Jorge Sampaoli. O jogador de 34 anos, iniciou nesta semana as atividades com o elenco alvinegro e assinou contrato até dezembro de 2022. Ele retorna ao Galo após 12 anos, onde saiu demitido por justa causa, em 2008 - deixando a Sede do clube em carro da polícia após "noitada" e carta de desculpas.

50188638641 161afff4ec c - Mariano chegou. Qual? O de 2008 ou de 10 anos de Europa?
Apresentação do Mariano, novo reforço do Galo - Atlético/Bruno Cantini

Em coletiva, Mariano confessou que o pedido de Sampaoli pesou na decisão de regressar ao futebol brasileiro. “Ele sabia que eu estava em término de contrato no Galatasaray e me perguntou se eu gostaria de voltar. Eu disse a ele que a minha prioridade era voltar ao Brasil.” E revelou como foi a conversa para acertar com o Galo: “ele veio para o Atlético e me perguntou se eu viria caso pintasse alguma situação Disse a ele: Professor, a hora que o senhor me chamar e, se for possível, com certeza irei e vamos trabalhar juntos novamente”, disse o lateral.

O novo reforço atleticano ressaltou que vinha atuando normalmente na Turquia e que, por isso, ficará rapidamente à disposição da comissão técnica. E inclusive, o nome de Mariano já está publicado no BID. “Realmente, eu estava atuando, jogando. Com a questão da viagem, tem mais ou menos uma semana que fiquei sem atividades, mas já vou me preparar e conversar com o Sampaoli também para tentar ajudar da melhor maneira possível. Não sei se nesse próximo jogo, mas a gente vai se preparar e tentar estar o melhor possível fisicamente para poder ajudar a equipe”, disse, Mariano.

Confira a coletiva completa:

Quem é Mariano?

Mariano Ferreira Filho, é natural de São João (PE), nasceu em 23 de junho de 1986 e se profissionalizou em 2005, pelo Guarani, de Campinas. O lateral vestiu a camisa do Galo pela primeira vez em 2008, quando se destacou no Ipatinga e chegou ao Atlético por empréstimo. Após 19 jogos em 3 meses, foi demitido – junto com Lenilson e Calisto, após uma série de indisciplinas.

O mundo da bola girou. O episódio, que fez Mariano temer pelo fim da carreira, o ajudou amadurecer e o atleta levantou taças por onde passou. Em 2009, ajudou o Fluminense na luta contra o rebaixamento e foi campeão brasileiro no ano seguinte. Chegou ao Bordeaux (FRA) em 2011 e na temporada 2012/13 comemorou a Copa da França. Em 2015, Mariano se transferiu para o Sevilla e foi campeão da Liga Europa. Foi no time espanhol onde trabalhou com Jorge Sampaoli pela primeira vez, na temporada 2016/17. Em julho de 2017, final da temporada europeia, o lateral acertou com o Galatasaray por três anos. Nesse período, deu volta olímpica quatro vezes. Foi bicampeão do campeonato Turco (17/18 e 18/19), campeão da Copa da Turquia (18/19) e da Supercopa da Turquia (2019).

A Massa está animada para vê-lo em campo com o manto alvinegro. Com a saída eminente de Guga, Mariano deve assumir a titularidade e ser um dos homens de confiança de Jorge Sampaoli. Confira o vídeo com os melhores momentos de do lateral no Galatasaray:

https://www.youtube.com/watch?v=0J2HAxY-eR8