O Telegrama de reconhecimento da derrota

Por:
28/11/2017 - 01:30

Segundo Capítulo -  O Telegrama de reconhecimento da derrota -

Terça-feira – 28/11/2017

  Em 29/11/1927 , o Diário de Minas informou em sua nota esportiva os seguintes dizeres: “ O Athletico vence brilhantemente o Palestra pela contagem de 9X2.” Essa foi a abordagem do jornal sobre a vitória atleticana sobre o rival naquele dia.

Muitos talvez não saibam mas o futebol à época não era visto como uma atividade de prestígio, tanto é que o Trio Maldito composto por Mário, Jairo e Said tinha os dois primeiros como estudantes de medicina e o último estudante de direito. Sempre tinham que inventar histórias para a família para continuarem a jogar. O talento do trio era tão absurdo que eram conhecidos como “craques superlativos”. Mário fez 195 gols em 100 partidas e possui a melhor média de gols da história do GALO, absurdos 1,95 gols por “pugnas”, termo muito utilizado para os embates da época.

Voltando ao jogo, observamos mais um relato da imprensa mineira no dia 29/11/1927 através do periódico Minas Gerais: “O Athletico Mineiro levanta pela segunda vez o campeonato da cidade”. Observa-se que os jornais da época possuem uma grafia totalmente peculiar e influenciada pelos norte-americanos. O Brasil vivia o definhar da política oligárquica, a famosa política do café-com-leite na qual mineiros e paulistas se revezavam no poder. Neste período, Getúlio Vargas era o Ministro da fazenda, que em seguida assumiria em 1930 o país por quinze anos.

O jogo era descrito com detalhes, jogada a jogada. Contudo, alguns relatos resgatam a força que está além dos tempos. Em trecho representativo da narração da história do jogo o Minas Gerais descreve a torcida do Atlético durante o jogo do ETERNO 9X2: “A torcida Athleticana está no auge do enthusiasmo. Sob aplausos da assistência(torcida), o Palestra recomeça o jogo. O trio central athleticano não dá trégua à defesa contrária. Seus ataques são cerrados, insistentes, perigosos , sempre nas proximidades da meta palestrina. Assim é que as 16:31, Ivo dá a bola a Said e este passa para Jairo o qual marca o 6°  goal do Athletico.”

Após o “match” a diretoria do Palestra enviou um cordial reconhecimento de derrota e recebeu tão logo a resposta educada do presidente atleticano Leandro Castilho de Moura Costa, conforme registro do Diário de Minas (ver tira abaixo) de 29/11/1927: “A S.S  Palestra Itália enviou, ante-hontem, à tarde, o seguinte telegrama ao presidente do C. Athletico Mineiro: < Dr. Moura Costa. Nome directoria felicito Athletico Mineiro brilhante victoria hoje. (a) Arcelus, secretario. Este despacho foi respondido com os seguintes termos: <Palestra Italia. Club Athletico Mineiro agradece gentileza tellegramma felicitações victoria."

Só quem tem raiz possui memórias!

Comemore ! 9x2 eu Já Ganhei!

Amanhã a festa da comemoração após a vitória e o presidente supersticioso!

Abaixo algumas citações:

cordialidade1 - O Telegrama de reconhecimento da derrota                        cordialidade2 - O Telegrama de reconhecimento da derrota

a torcida do atlético 1927 500x219 - O Telegrama de reconhecimento da derrota