O peso das traves

Por:
13/03/2012 - 19:49

renan descansando bruno cantini 300x199 - O peso das traves

O time ainda não entrou pro aquecimento antes da partida, mas os goleiros já fazem o trabalho de alongamento à parte. Atrás do gol, um grupo se forma e começa a ofender o jovem Renan Ribeiro, e não falo de xingamentos de futebol, mas ofensas pessoais, palavras pesadas. Do outro lado, o goleiro adversário está tranquilo, ninguém o incomoda e ele pode ouvir as instruções do preparador com tranquilidade.

Ninguém tem sangue de barata e a qualquer momento uma palavra é revidada, então o “pobre” torcedor dirá que foi ofendido, que o jogador deve aceitar calado, pois recebe pra isso. Porém, se esse mesmo torcedor está no trabalho e o patrão o ofende, ele revida ou procura seus direitos na justiça, mas não aceita, mesmo recebendo pra isso. O que o faz diferente do outro ser humano que trabalha nos gramados?

Renan será pra sempre o goleiro que tomou 6 gols em um clássico, falha em lances fáceis, demonstra nervosismo em jogos simples, mas nada justifica o comportamento desses torcedores. Jogam contra o Galo, fazem o adversário crescer, não percebem que estão atirando no alvo errado. Querem outro goleiro? Cobrem de quem contrata, de quem escala e não do profissional que está fazendo o que sabe para cumprir seu papel.

O Atlético fez um amontoado de goleiros nos últimos anos, sem critério algum, com reservas ganhando mais que o titular, como acontece atualmente, com treinadores de goleiros sendo trocados na mesma velocidade que os arqueiros, e o resultado não poderia ser outro.

Renan é o culpado da vez. Já foi assim com outros jogadores, onde não é preciso um raciocínio para explicar a derrota. Bota na conta do culpado de sempre. O Atlético trará outro goleiro ainda esse ano, então, sem Renan em campo, talvez vejamos que os volantes e laterais erram, que a zaga não chega firme e deixa o atacante entrar na área com extrema facilidade.

paulo e renan bruno cantini 300x276 - O peso das travesRenan Ribeiro ainda é elogiado nas seleções de base e se reencontrasse seu ponto de equilíbrio, voltaria a ser um grande defensor. Por hora, o Atlético deveria deixá-lo no banco até que tudo volte ao normal, assim não teremos jogado no lixo um atleta que pode trazer retorno financeiro ao clube.

Com Renan na reserva, o futuro reforço virá com um salário mais salgado para o caixa do Galo, aumentando os gastos de uma posição que já conta com Giovanni, Lee e Paulo Victor. A culpa desse amontoado de nomes não é do Renan, nem dos reservas, afinal não foram eles que montaram um time fraco em 2011, ficando impossível avaliar um goleiro onde a bola chegava a todo instante.

Volto a repetir para que os preguiçosos de interpretação não me entendam errado – Precisamos de um goleiro para ontem. – E precisamos também rever os culpados, dentro e fora de campo.
Aos que pretendem ir ao estádio para jogar contra o Galo, o ingresso de visitante é o mesmo valor. Te vejo do outro lado da arquibancada.

Fael Lima

ABRAÇO NAÇÃO!

Twitter | Facebook | Orkut

Youtube 1 | Youtube 2 |Youtube 3

Fotos: Bruno Cantini

o peso do gol bruno cantini 300x199 - O peso das traves