Pla-ne-ja-men-to: os números mágicos do Brasileirão
Por: Camisa Doze
05/11/2020 - 09:28
Seria tão mais fácil se no futebol a matemática também fosse exata. Mas estamos no caminho certo, não vamos abandonar essa guerra!
Começo esse texto com uma pergunta simples: o que você imaginava do Atlético antes do início do campeonato Brasileiro? Meio de tabela, G4 ou título? Vindo de duas eliminações dolorosas, Santa Fé e goleiro de boné (Afogados da Ingazeira-PE), na Sulamericana e Copa do Brasil, respectivamente, o Atleticano só queria paz. Mas quem manda lá no Galo, quem tem poder na caneta, tinha uma meta para o Brasileirão: terminar o primeiro turno no bolo dos primeiros colocados. O turno virou e cá estamos: Com um jogo a menos somos o 3º colocado e com chances reais de fechar os primeiros 19 jogos com o melhor desempenho.
Nesse segundo parágrafo, faço outra pergunta, essa um pouco mais complicada: vale a pena os protestos e pegação no pé? Essa não tem resposta. Cada um tem sua opinião e deve ser respeitada. Entretanto, já emendo outro questionamento, quem contestou o protesto da maior organizada do Atlético, tem razão? A Galoucura, queira ou não queira, é o coração da nossa torcida. Ela quem pulsa no estádio e “bota a cara” quando precisa. Dos últimos 18 pontos disputados, o Galo conquistou apenas cinco. Ou seja, direito de cobrar a TOG tem. Sem contar a “Síndrome de Confins” que o Fael Lima sempre fala. Como visitante, o Galo tem aproveitamento pior que o do Botafogo, confira abaixo:
Nesse terceiro parágrafo, vamos relembrar o conceito de planejamento: “serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes para chegar a um objetivo”. O objetivo é claro para todos, ok? Conquistar o título do Brasileirão. E para isso os métodos estão sendo criados. Além do melhor CT da América Latina, temos o melhor treinador, Sampaoli, e um dos principais diretores de futebol, Alexandre Mattos. Contamos com um put* apoio financeiro - valeu “Menin’s” - e estamos reforçando cada vez o mais o nosso time. Ou seja, estamos seguindo as regras. Vamos ser campeões? Vamos! Em breve. A conquista vem em 2020? Não sabemos... mas ela vai chegar. Em um curto prazo seremos campeões do Brasil mais uma vez.
Fazendo as contas
Agora, de fato, os números mágicos do Brasileirão: para ser campeão, a pontuação média fica, então, em 77.8. Ou seja, se chegarmos a 77 ou 78 pontos, é provável que estejamos bem próximo da conquista. A não ser, claro, que alguma equipe consiga emular o desempenho do Flamengo de Jorge Jesus, que, com seus 90 pontos, deixou bem para trás Santos e Palmeiras —ambos com 74. O clube carioca empatou 6 perdeu apenas 4 partidas no Brasileiro de 2019.
E pra fechar, Galo, faça a sua parte! Ganha esse maior clássico interestadual do país e vamos fazer as pazes. A gente perdoa os últimos deslizes. Estamos ansiosos, mas com os 3 pontos debaixo do braço o sono fica tranquilo e o dia mais bonito. Eu não sei vocês, mas eu estou #FechadoComOGalo.