Botafogo-PB 0 x 4 Atlético – “Galo Ninja” dá show em João Pessoa
Por: Guilherme Peixoto
22/02/2018 - 13:31
"A equipe soube sofrer" é um dos mais famosos lemas do futebol contemporâneo. A vitória do Atlético sobre o Botafogo-PB, na quarta-feira (22), em João Pessoa, dá ainda mais tranquilidade aos comandados do interino Thiago Larghi. O 4 a 0 foi construído com gols de Róger Guedes, Cazares, Ricardo Oliveira e Luan. A goleada carimbou o passaporte do Galo rumo à 3° fase da Copa do Brasil.
Eficiente, Galo controla ímpeto dos mandantes e vai para o intervalo em vantagem
Armado em um 4-2-3-1 que em alguns momentos se transformava em 4-1-4-1, o Galo repetiu a postura do clássico contra o América e adotou uma postura clara: se fechar atrás, em bloco, esperando oportunidades para contragolpear em velocidade. Empurrado por uma barulhenta torcida, o “Belo” passou a maior parte do primeiro tempo no campo de defesa atleticano. Apostando na velocidade de Dico e na inteligência de Marcos Aurélio, os donos da casa criaram várias oportunidades na etapa inicial.
O gol, no entanto, saiu do lado oposto. Coube ao esperto Róger Guedes, no minuto 27, aproveitar cruzamento de Otero e abrir o placar no Almeidão. Bastante móvel, o quarteto ofensivo do Atlético, que ainda contava com Ricardo Oliveira e Érik, confundiu bastante a defesa paraibana.
Cazares entra, Atlético acelera e constrói goleada
No segundo tempo, o Botafogo-PB continuou em cima, obrigando Victor a sujar o uniforme em chute do centroavante Nando. Os espaços na defesa do alvinegro da Paraíba, contudo, começavam a aparecer.
Atento, Thiago Larghi lançou mão de Cazares para dar novo fôlego ao ataque atleticano. Dois minutos depois, após bela enfiada de Elias, o equatoriano driblou geral e teve muita calma para, de perna canhota, marcar segundo.
Daí em diante o jogo se tornou bastante tranquilo. O terceiro tento veio com naturalidade, aos 21. Ricardo Oliveira recebeu passe açucarado de Otero e tocou na saída do goleiro Édson.
Uma boa combinação entre Cazares, Otero e Luan ainda deu forma ao terceiro gol. O “Maluquinho” acionou o camisa 10 que, esperto, enxergou a passagem do venezuelano. Livre, Luan viu a bola retornar aos seus pés e só teve o trabalho de colocar no cantinho.
Figueira no caminho do Galo
A terceira fase da Copa do Brasil é o penúltimo estágio antes das oitavas de final, quando os times da Libertadores entram na competição. Para ficar entre os 16 melhores do torneio, o Atlético precisará passar pelo Figueirense, que venceu o Oeste por 2 a 1 em Florianópolis e também avançou.
A primeira partida será disputada na próxima quarta, em Santa Catarina. A volta ocorre em BH, no dia 14 de março. Não há mais o critério do gol fora de casa como forma de desempate.