Precisamos falar de Nathan!

Por:
03/08/2020 - 22:58

Artilheiro do Galo pós-quarentena, o meia ex-Chelsea é um dos destaques da Era Sampaoli

Será que o time ideal do treinador argentino já é ele e mais 10? Não sabemos. Ainda mais conhecendo o Jorgito. A verdade é que precisamos urgentemente falar de Nathan. Em boa fase, o jogador de 24 anos foi titular nos três jogos da retomada do futebol. E para cravar o bom momento, balançou as redes em todas as partidas (América, Patrocinense e América novamente).

50182816531 8268e57f39 c - Precisamos falar de Nathan!
Nathan comemorando o gol da vitória contra o América-MG, pela semi do Mineiro 2020 - Pedro Souza/Atlético

Mas é muito mais que gols. Sem usar o tatiquês e falando de forma clara, vou explicar o que já vimos do Nathan nesses jogos. O meia tem sido peça fundamental no esquema de Sampaoli. Quando o Galo está iniciando a jogada, saindo lá dos pés do Rafael, passando ao Réver/Alonso, as opções sempre são os laterais. Mas, do lado direito é diferente. Nesses três jogos, nessa saída de bola, Nathan alternou com o Guga – que caminhou para o meio – e acabou recebendo na ala por diversas vezes. Isso cria a famosa opção “toca e passa”, ou "toco y me voy", daquele espanhol que o Galvão Bueno gosta. Ocasionalmente, Guga e Savarino se tornam opção para o conhecido “1-2”, quando Nathan recebe de volta, já deixou um marcador para trás e tem o campo aberto para criar as jogadas do Atlético.

E os gols?

Nathan é um atleta que pisa muito na área. Como o Tite gosta de dizer "é o meio campo moderno”. Isso, atrelado a um bom poder de finalização, aumenta a possibilidade de gols do meia ex-Chelsea.

Voltando a falar o tatiquês, seja após um contra-ataque ou por qualquer outra situação de jogo, em algumas ocasiões, Nathan não recua para fazer parte do início da construção da jogada. E nesse ponto ele também vem cumprindo o seu papel. Vou dar um exemplo: tenho certeza que vocês lembram do fatídico gol perdido do Marrony contra o América, no segundo tempo, do primeiro jogo da semifinal, do Campeonato Mineiro (mas se não lembram, vejam o lance no vídeo – minuto 3:07). Infiltrou pelo meio dando opção, recebeu e dominou já limpando a jogada, com dois toques deu a assistência entre dois adversários. No entanto, o vídeo abaixo mostra como foi a finalização.

https://youtu.be/6bLPOvFynVM?t=187

É novo Ronaldinho? Longe disso. É até blasfêmia pensarmos nisso. Então, o que podemos esperar do Nathan daqui para frente? Eu só quero uma coisa, que ele continue fazendo valer os R$18 milhões que a diretoria gastou para comprá-lo em definitivo. O jogador já está adaptado em BH e conhece o peso do nosso Manto. “É uma honra a camisa do Galo durante esses dois anos. Quero que seja apenas o início de uma história bonita que estou construindo aqui. Fui muito bem recebido desde o início e tenho um carinho grande pela torcida, que sempre esteve ao nosso lado. É uma grande alegria pra mim e uma marca importante para a minha carreira - disse Nathan, ao ser contratado em definitivo no início desse ano.