Após a eleição do Manto Alvinegro mais bonito de todos os tempos, o Cam1sa Do2e lança a enquete que para saber qual foi o terceiro uniforme preferido da Massa. A primeira (e polêmica) camisa, ficou conhecida como "lista telefônica". Os números espalhados pelas listras mostravam os anos em que o Atlético havia conquistado os Campeonatos Mineiros até 1995.
Em 1997, na estreia da Copa Centenário de BH, o Atlético utilizou um modelo branco com duas listras centrais na cor preta, gola polo e a logomarca comemorativa do aniversário da capital na manga.
No ano 2000, durante a disputa da Libertadores, o clube optou por uma camisa toda preta. Como não havia um patrocinador principal, o nome "Galo" estampou a parte da frente, sendo substituído pelo "Fiat" em seguida. Em 2003 o preto também foi a cor predominante, mas listras cinzas também apareceram na camisa, que ainda contava com detalhes dourados.
Apesar do preto seguir dominando o uniforme nos anos de 2004, 2005 e 2006, pequenos detalhes, como a cor dos números, fizeram a diferença. Número branco em 2004, vermelho em 2005 e dourado em 2006, que ainda contava com duas listras, branca e dourada, próximo à gola. Uma faixa prata cortou a camisa na horizontal em 2007, fazendo alguns colecionadores associarem a peça ao uniforme principal do Boca Juniors e Olimpia.
Para o ano do centenário, o clube inovou e o terceiro uniforme passou a ser listrado nas cores dourado e preto, além do escudo utilizado nos primeiros anos do Atlético. Em janeiro de 2009, durante a disputa do Torneio de Verão, no Uruguai, o clube entrou em campo na partida de estreia com a camisa preta e dourada, mas o escudo atual voltou ao Manto. Frederico Jota, colecionador de camisas, possui a de número 5, uma raridade, já que o modelo não foi comercializado.
O Presidente Daniel Nepomuceno cogita a volta de um terceiro uniforme em 2015. Em que modelo o Atlético deve se inspirar? Vote!
*Imagens retiradas das coleções de Fael Lima, Rafael Perez e André de Paula
Visite também camisariafutebolclube.blogspot.com.br