Rafael de Souza Pereira, 25 anos, conhecido como Rafael Carioca ou Carioca pela Massa.
Revelado pelo Grêmio, também atuou pelo Vasco por uma temporada. Desembarcou em 11 de agosto de 2014 em Belo Horizonte para assinar um empréstimo com o Galo após 2 temporadas como titular absoluto do Spartak Moscou.
Estreou no dia 17 de agosto no empate em Florianópolis contra o Figueirense pelo Brasileirão 2014, atuou nas duas primeiras partidas da Copa do Brasil contra o Palmeiras. Porém, na partida contra o Botafogo pelo Brasileiro, sofreu uma lesão na coxa esquerda que o tirou das Quartas e Semi finais da conquista do título da Copa do Brasil.
Os médicos do clube previam o retorno do volante apenas para o início da temporada de 2015, porém a recuperação foi rápida e Carioca retornou a tempo de jogar a partida do título contra os rivais no Mineirão.
Pasmem! Mesmo estreando pelo clube em agosto, e ficando quase 2 meses sem atuar, Rafael Carioca somou em 2014 a incrível marca de 451 passes certos e apenas 35 passes errados. Desarmou 20 vezes com sucesso e errou apenas 2 desarmes.
"Tenho a qualidade de sair jogando. Vi que no Atlético tem jogadores assim. Vim para fazer um bom papel como foi no Spartak. Se eu jogar ou não, depende do treinador. Mas vou dar o meu máximo" Disse Carioca em sua primeira entrevista no solo alvinegro belorizontino
Rafael tem contrato de empréstimo com o Galo até Julho, e clube e jogador (a torcida mais ainda) rezam por sua permanência.
"Eles estão me acompanhando, sabem como estou jogando. Quando saí de lá, eles queriam que eu ficasse, tive de bater o pé. Já demonstrei que quero ficar. Agora é mais a parte do Atlético fazer um esforço para minha permanência”, Ressaltou em entrevista ao Superesportes em maio deste ano.
Indispensável no esquema tático do técnico Levir, Carioca vem fazendo hoje sozinho o papel que normalmente é feito por 2 volantes, o trabalho de ter sucesso nos desarmes e a tranquilidade de sair jogando. Além disso ainda chega apoiando bem o ataque, no qual marcou gols importantes pelo Galo como no empate com o Rival em 1 a 1 no Mineirão, e o GOLAÇO contra o Colo Colo pela Libertadores que classificou o Clube para as Oitavas da competição.
Com base nesse papel desempenhado pelo “CarioGalo”, o Cam1sa do2e fez um levantamento dos principais dados do jogador na temporada 2015, com fonte no site Footstas.
Em 2015 já foram 1354 Passes, 1278 deles certos e apenas 76 errados.
Confira em detalhe os dados de Rafael Carioca em 2015:
Campeonato Mineiro:
Passes: 575 Certos 29 Errados
Desarmes: 38 Certos 1 Errado
Faltas: 24 Cometidas 17 Recebidas
Cartões: 2 Amarelos 0 Vermelhos
Libertadores:
Passes: 371 Certos 39 Errados
Desarmes: 20 Certos 3 Errados
Faltas: 5 recebidas 9 cometidas
Cartões: 1 Amarelo 0 Vermelhos
Campeonato Brasileiro:
Passes: 332 Certos 8 Errados
Desarmes: 27 Certos 1 Errado
Faltas: 9 Recebidas 2 Cometidas
Cartões: 1 Amarelo 0 Vermelhos
Os Gols de Rafael Carioca pelo Galo:
PEDRO SOUZA