Regular e “artilheiro”, Fábio Santos se destaca em ano caótico

Por:
13/10/2017 - 12:20

Fábio Santos foi o grande nome da vitória do Atlético sobre o São Paulo. Com categoria e tranquilidade, o lateral-esquerdo cobrou o pênalti que deu os três pontos ao Galo. Em um ano de instabilidade coletiva, o camisa 6 se destaca pela regularidade.

números fábio santos - Regular e "artilheiro", Fábio Santos se destaca em ano caótico

Principais estatísticas de Fábio Santos na atual edição do Campeonato Brasileiro. (Arte: Felipe Santos/Camisa Doze. Dados: Footstats)

Das 60 partidas disputadas pelo time principal do Atlético em 2017, Fábio Santos esteve em 53 delas, resultando numa assiduidade de aproximadamente 88%. Recentemente, o jogador de 32 anos atingiu a marca de 5 mil minutos em campo na temporada. No Campeonato Brasileiro, o veterano lateral atuou em 23 das 27 rodadas.

Figura de confiança de Roger Machado, Rogério Micale e Oswaldo de Oliveira, Fábio Santos tem a segurança como principal característica. Apesar de não ser tão eficiente no apoio ofensivo como Marcos Rocha, Fábio exerce papel fundamental no momento defensivo. Sempre bem posicionado, o lateral dá poucos espaços para jogadas adversárias em seu setor.

Um dos líderes do elenco, o defensor já soma 80 aparições com a camisa do clube desde que chegou à Cidade do Galo, em junho de 2016. São 40 empates, 20 derrotas e 20 empates. Em novembro do ano passado, o jogador foi convocado por Tite - com quem tem muito prestígio - para a partida contra o Peru, pelas Eliminatórias da Copa.

Contratado para substituir Douglas Santos, hoje no Hamburgo (Alemanha), Fábio Santos conseguiu manter o bom nível da ala esquerda alvinegra. Apesar de não ter o potencial técnico de seu antecessor, ele é titular indiscutível da equipe.

35944959960 ab137ae892 o - Regular e "artilheiro", Fábio Santos se destaca em ano caótico

Antes de chegar ao Galo, Fábio Santos passou um ano no mexicano Cruz Azul. (Foto: Bruno Cantini/Atlético)

O “rei” dos pênaltis

O Atlético desperdiçou cinco pênaltis neste Campeonato Brasileiro, com Robinho, Fred (duas vezes), Cazares e Rafael Moura. A sucessão de erros fez Fábio Santos assumir definitivamente o posto de cobrador oficial. O lateral não decepcionou e converteu quatro penalidades. Os gols de pênalti colocaram o lateral no posto de vice-artilheiro do time no Brasileirão.

Coritiba, Flamengo, Palmeiras e São Paulo foram as vítimas do camisa 6, que não deu chance para os goleiros em nenhuma das oportunidades. Na disputa por pênaltis contra o Londrina, pela Primeira Liga, que terminou com vitória dos paranaenses, Fábio Santos acertou uma das cobranças da equipe. O último pênalti perdido por ele foi em novembro de 2014, contra o Fluminense, quando jogava pelo Corinthians.

35825520955 89453effab o - Regular e "artilheiro", Fábio Santos se destaca em ano caótico

Em um ano de clube, o lateral atleticano marcou quatro gols, todos de pênalti. (Foto: Bruno Cantini/Atlético)

Nas assistências, porém, Fábio Santos fica devendo. Neste ano, o lateral deu apenas um passe para gol, ainda no Campeonato Mineiro, contra o América O tento foi marcado por Fred.