Retrospectiva C12 | Galo Futebol Feminino
Por: Camisa Doze
30/12/2020 - 13:30
O planejamento de 2020
Em 2020 as Vingadoras disputaram duas competições, sendo elas, o Campeonato Brasileiro A2 e o Mineiro.
As mineiras fizeram a estreia no Brasileirão no dia 14 de março de 2020, em um jogo contra o Vila Nova-ES, no qual a partida terminou em um empate por 0 a 0.
Após este jogo, as meninas do Galo ficaram bastante tempo sem jogar devido a pandemia causada pelo COVID-19 e, só retornaram as atividades, no Campeonato no dia 26 de outubro em um jogo contra o Vasco–RJ.
No Brasileiro A2, o Galo Futebol Feminino não teve um desempenho muito bom, em cinco jogos elas venceram dois, empataram dois e perderam um, fazendo com que o clube ocupasse a quarta colocação no grupo e assim sendo eliminadas da competição.
Campeonato Mineiro
Já no Campeonato Mineiro, a história foi outra. A equipe feminina do Atlético fez um campeonato impecável, onde foram invictas e se sagraram campeãs do estado, ao baterem o maior rival, o Cruzeiro, em um jogo único da final, disputado em um um sábado (19), no Mineirão.
No dia 19 de dezembro aconteceria um fato marcante, já que o Mineirão seria palco da final entre Atlético x Cruzeiro protagonizada por mulheres. Ter tido o Gigante da Pampulha como casa para a decisão é um feito grandioso e que contribuiu para que o futebol feminino tenha a visibilidade que tanto merece.
As equipes fizeram uma partida muito bem disputada e com grandes chances para ambos os lados. No primeiro tempo o jogo terminou em 1 a 1. Na segunda etapa, o Cruzeiro virou o placar e tudo indicava que as “Cabulosas” ficariam com a taça no tempo normal. Mas os minutos finais foram de puro sofrimento e emoção para a equipe alvinegra.
Aos 47 minutos o Galo FF chegou a empatar o jogo em uma cobrança de escanteio e cabeçada. Contudo, a bandeirinha marcou saída de bola na trajetória da mesma. Porém, pelo replay não foi detectado a saída da bola. Erro da arbitragem.
Mesmo após esse erro, as meninas não desistiram e aos 52 minutos, literalmente nos últimos segundos do jogo, Marcela conseguiu empatar o jogo e levar a disputa para os pênaltis.
O Galo foi perfeito nas cobranças, nenhuma cobradora errou e a goleira Amanda ainda defendeu o pênalti batido por Duda. Título emocionante, sofrido e merecido para o Galo FF.
Fora das quatro linhas
Além deste titulo dentro de campo (Campeonato Mineiro), as meninas também conquistaram um fora dele, o seu uniforme exclusivo com a assinatura da Le Coq com vendas para o publico feminino.
Também tiveram “títulos” individuais, como a convocação da meia-campista Flavia Pissaia pela Seleção Brasileira Sub-20.
Este foi um ano atípico no futebol, mas mesmo com todas as dificuldades a equipe teve conquistas dentro e fora das quatro linhas.
Este próximo ano tem tudo para que as meninas trabalhem, amadureçam e possam trazer mais alegrias para a Massa Atleticana.