Se ficar put* é pior…
Por: Camisa Doze
05/02/2021 - 11:28
Hulk é o primeiro reforço do Galo para a temporada 2021
Na história original dos quadrinhos, Hulk é um selvagem e poderoso alter ego do Dr. Robert Bruce Banner, um cientista que foi atingido por raios gama enquanto salvava um adolescente durante o teste militar de uma bomba por ele desenvolvida. E, todo mundo sabe que, “O incrível Hulk” mostra todo o seu poder quando fica enfurecido. Bruce perde a consciência e o monstro verde toma conta da sua personalidade, e se torna uma máquina esmagadora. Em “Os Vingadores”, ele se torna uma peça fundamental para o grupo. Quem não se lembra da frase dita pelo Homem de Ferro: “nós temos o Hulk”? Que acabou virando a hashtag (#NósTemosOHulk) dessa chegada do craque que vestirá a camisa 7 atleticana.
Confira a apresentação do craque:
Enfim, o jogador de 34 anos retorna ao Brasil após uma temporada de 4 anos na China. Mesmo com propostas do Besiktas, da Turquia, e também do Porto, de Portugal – onde ele é ídolo, Hulk aceitou a proposta do Atlético e assinou um contrato de dois anos com o Maior de Minas. Falando em contrato, de acordo com Heverton Guimarães, no 98 Esportes, a negociação com a advogada do craque foi direta. Marisa Alija foi convidada a vir para BH e, no momento da reunião, já foi lhe apresentado o contrato prontinho, faltando apenas definir as cifras. E Rodrigo Caetano ainda teria afirmado que “o Hulk será nosso”.
O atacante não pode ser utilizado na reta final do Campeonato Brasileiro 2020, uma vez que o prazo de inscrição de novos jogadores era até o fim de novembro do ano passado. Assim, ele estará disponível ao técnico Jorge Sampaoli para o Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e, se a classificação se confirmar, Copa Libertadores. O Estadual começa em 28 de fevereiro, dias após o término da Série A, e o Galo deve utilizar um time alternativo.
Quem é Hulk?
Givanildo Vieira de Sousa, mais conhecido como Hulk, é um atacante de 34 anos, canhoto, nascido em Campina Grande (PB). Se profissionalizou no Vitória (BA) em 2004, e de lá pra cá passou por clubes do Japão, antes de chegar ao Porto, em 2008, onde vestiu a camisa 12 e se tornou um dos ídolos do clube. Em 2012 transferiu-se para o Zenit (RUS) por 60 milhões de Euros. Foi atleta do clube por cinco temporadas e, infelizmente, chegou a sofrer racismo da sua própria torcida, que se opõe a jogadores negros na equipe. Inclusive, no ano em que chegou, uma bomba falsa foi encontrada no campo de treinamento do Zenit, acompanhado por uma imagem de Hulk e um bilhete que dizia "fora Hulk". Lamentável!
Em junho de 2016, o craque foi vendido ao Shanghai SIPG, da China. O valor da transferência foi avaliado entre 55 e 60 milhões de euros, o que representou um recorde no futebol asiático, e deixou claro que, mesmo após quatro anos, o atacante não perdeu valor de mercado. Em 2018, na campanha que culminou no primeiro título da Superliga Chinesa da história do clube, contribuiu com 13 gols e 12 assistências. Encerrou a sua passagem com o fim de seu contrato em dezembro de 2020, tendo marcado um total de 77 gols em 145 partidas, média de 0,53 gol por jogo. Ou melhor, um gol a cada duas partidas.
Hulk disputou a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e foi medalha de prata na Olimpíada de 2012, em Londres (ING).