Tadeu da EficiGalo aprova as propostas de acessibilidade da Arena MRV

Por:
23/09/2021 - 22:16

A Arena MRV tem como uma das principais propostas, ser multiuso e moderna. Seus idealizadores sempre dizem terem copiado o que viram funcionar nas melhores arenas do mundo e estarem atentos para não cometerem os erros já conhecidos pelas experiências observadas nessas mesmas arenas que construídas antes.

Uma das preocupações dos construtores da arena é a acessibilidade total em todos os setores do estádio e para todos os públicos, sejam os torcedores ou os que forem ao estádio a trabalho.

No canal da Arena MRV no Youtube, Tadeu Coelho da EficiGalo, uma torcida formada por PcD, entrevistou Klauss Oliveira, coordenador de projetos da Arena. A série em dois vídeos foi feita para esclarecer as dúvidas de quem conhece os problemas do cotidiano do PcD e espera não ter que enfrentá-los também para ver os jogos do GALO.

Participe do canal oficial do Camisa Doze no Telegram e receba nossos conteúdos antes de todo mundo!

Design sem nome 500x500 - Tadeu da EficiGalo aprova as propostas de acessibilidade da Arena MRV

Um esclarecimento importante feito por Klauss é que todo o projeto se submeteu a uma consultoria feita por PcD exatamente para que todos os aspectos fossem observados como a inclusão no quadro de funcionários além da acessibilidade a todas as áreas para públicos diferentes e com necessidades diferentes.

Tadeu fez perguntas sobre os problemas já conhecidos de outros estádios e Klauss respondeu prontamente todos os questionamentos que nós resumimos a seguir:

  • _Todo os estádio será acessível por elevadores e rampas desde a rua até o último nível de arquibancada, inclusive o estacionamento, a esplanada e a área dedicada aos profissionais da imprensa. Essa acessibilidade será proporcionada aos torcedores independente de chegarem de carro, de ônibus, metrô ou a pé.
  • _As rampas darão condições de vazão aos PcD e também para gestantes, idosos, obesos, com total independência e segurança, até as saídas no nível da rua.
  • _Haverá banheiros especiais inclusive para acompanhantes de crianças pequenas. Os banheiros especiais ficarão próximos aos banheiros normais, para que pessoas que estão jutas não precisem se separar e não corram risco de se perderem.
  •  _Para torcedores deficientes visuais, toda a arena contará com sinalização como placas em braile e piso tátil, além de lugares reservados para acompanhantes e cão guia.
  • _A visibilidade foi garantida no planejamento. Mesmo que os torcedores à frente do espaço dedicado ao PcD, subam nas cadeiras e levantem os braços, não encobrirão a visão do gramado.
  • _No estacionamento, haverá 125 vagas para idosos e 50 vagas dedicadas aos cadeirantes. As vagas reservadas ficarão próximas aos elevadores e rampas que levarão o torcedor até a esplanada, onde todos acessarão o estádio.

Segundo Klauss a preocupação foi tamanha que com a ajuda da consultoria de uma pessoa cadeirante, o torcedor PcD será atendido num balcão especial para tomar a sua cerveja com total independência, as entradas terão catracas preparadas para o fácil acesso, os banheiros terão barras de apoio e mictórios mais baixos. Além das cabines maiores que atenderão a obesos, cadeirantes e gestantes.

Tadeu se mostrou esclarecido e satisfeito com o cuidado e respeito demonstrados com a EficiGalo e demais torcedores PcD e prometeu para quando a arena estiver pronta, pelo menos 100 cadeirantes da torcida por jogo. Quando Klauss afirmou que a proposta da Arena MRV não é ser a mais luxuosa do país, mas dar conforto a todos, Tadeu respondeu: "A acessibilidade é o que deixa o estádio luxuoso!"

Assista aos vídeos da conversa no canal oficial da Arena MRV no Youtube:

Parte 1

Parte 2