Um dia no novo Mineirão

Por:
12/12/2012 - 21:06

IMG 1068 300x225 - Um dia no novo Mineirão

Esplanada

Cheguei ainda com o sol no meio do céu. Estava com saudade de ficar procurando qualquer sinal das paredes do gigante da Pampulha em todas as esquinas. Quando avistei, não sabia em que setor estava, pois não há mais o estacionamento a céu aberto com as referências que usava para saber em que portão descer. Na verdade, ainda existe um estacionamento enorme, mas agora ele é coberto e dá acesso à rampa da esplanada, um espaço com uma bela visão para o Mineirinho e ruas próximas. Provavelmente será onde os torcedores ficarão concentrados antes dos jogos.

Se a Massa procurava por portões 9, 12, 7, entre outros, agora serão letras, de A a F. Antes de passar pela catraca, é possível ver quem já está do lado de dentro, pois grades substituem os muros sujos que cercavam as entradas. Dentro do estádio, a promessa é organização de ponta a ponta. Sem policiais, seguranças ficarão espalhados pelos portões e a ordem é que os torcedores assentem nas cadeiras com número impresso nos ingressos. Um desafio para os clubes durante as vendas, já que o “cliente” escolherá o assento no momento da compra.

IMG 0653 300x224 - Um dia no novo Mineirão

Cadeiras próximas ao gramado

Alguns setores lembram os estádios europeus, com cadeiras próximas ao gramado, deixando o torcedor bem perto do banco de reservas. Ficou fácil para cornetar o técnico, mas para ver uma jogada na lateral, só de pé, pois o banco impede a visão. As cadeiras na cor cinza, além de muito confortáveis, dão um aspecto Alvinegro ao Mineirão e os detalhes laranja nos portões fizeram uma combinação que lembra as camisas de treino da década passada.

Fiquei com a impressão de um campo muito menor, em relação às medidas antes da reforma. Ao redor da arquibancada, um tapete de grama sintética, dentro das 4 linhas, um gramado que recebe todos os mimos possíveis pelos funcionários. Aliás, em conversa com os funcionários, encontrei camisas de outros times e questionei se havia pessoas de outras cidades - "Outras cidades, outros estados e até outros países. Para passar natal e réveillon com a família, alguns estão voltando hoje para casa. Tem gente do Norte, Nordeste, chegamos a ter milhares de companheiros, mas hoje diminuiu muito."  - respondeu Daniel Souza, de Minas Novas, interior do estado. - "Tem gente da França e até do Haiti." - Completou Richardson, que tirava uma foto dentro da banheira no vestiário. Conforto não falta nos corredores, vestiários e banheiros usados pelos jogadores, incluindo uma TV enorme no local onde os atletas farão o aquecimento pré-jogo.

IMG 0680 300x224 - Um dia no novo Mineirão

Última visita antes da entrega oficial

Quando o governador, senador e prefeito encerraram as entrevistas, repórteres, câmeras e visitantes deixavam a timidez de lado e pediam a amigos para registrar fotos do momento em que pisavam no gigante da Pampulha. Fui até a parte de trás do gol e imaginei a Massa tomando todo o setor, deixando as autoridades loucas, sem corda para empurrar a torcida adversária, como sempre acontecia no antigo Mineirão. O senador Aecio Neves errou um chute na Cafusa, bola que será usada na Copa do Mundo, e ela parou no centro do gramado, me desafiando a chutá-la para o gol e sair com o braço erguido, imitando um antigo Rei do Mineirão. Olhei para os seguranças ao lado e preferi deixar a missão para Ronaldinho e companhia em 2013.

Esse é o novo gigante da Pampulha, o estádio da Massa, eternamente a maior do Mineirão.

Fael Lima

ABRAÇO NAÇÃO!

Twitter | Facebook

Youtube 1 | Youtube

2 300x224 - Um dia no novo Mineirão

 IMG 0630 300x224 - Um dia no novo Mineirão

IMG 0683 300x224 - Um dia no novo Mineirão

IMG 0646 300x224 - Um dia no novo Mineirão