O Erasmo é um dos colecionadores que mais converso na internet. Ele conhece muitos vendedores e sabe quais as principais camisas que estão no mercado. Se acha uma camisa que quer muito, mas não pode comprar, por ver o cofre vazio, ele passa a pão e água a semana toda para comprá-la.
Pode ser camisa de jogo, treino, comissão técnica e até da linha casual, se tem o escudo do Galão, ele coloca na gaveta e trata como se fosse um filho unigênito. Confira a entrevista com mais um grande apaixonado pelo manto sagrado Alvinegro.
Camisas antigas à venda (Facebook)
Quanto você gasta por mês com camisas do Galo?
Erasmo: Eu não olho muito, se eu gostar da camisa vou lá e compro, claro, se tiver o dinheiro. As camisas variam muito entre 100 e vão até 300, as chamadas relíquias.
Você tem a camisa de treino de 2009, 2010 e 2011. Aprovou as 3?
Erasmo: Gosto muito, até mesmo porque não tem aquela coisa de seguir o preto e branco de jogo, são cores diferentes e que me agradam muito.
E a de 2012, chamada de armadura do Homem de Ferro, você aprovou?
Erasmo: Só a vi por foto ou vídeo, mas pelas imagens achei bacana. Nisso a Topper está acertando, na minha opinião. Lançou belas camisas de treino nessas 3 coleções, 2010, 2011, 2012. Ainda a terei na minha coleção.
Sempre que te vejo no estádio você está com uma camisa do Galo diferente. Quando que você a aposenta e deixa de usar para não estragá-la?
Erasmo: Não aposento minhas camisas, gosto de usá-las, mas se vejo que já estão bem surradas, eu as uso menos, só pra não perder o costume, pois camisa é feita pra vestir e o manto sagrado dá orgulho de usar para ir ao estádio ou a qualquer lugar que seja. Até faculdade vou com minhas camisas.
Além dessa questão de usar ou guardar, outra questão que os colecionadores têm diferentes opiniões é sobre autógrafo. Uns gostam de ter autógrafo na camisa e outros não deixam ninguém tocar no manto. E você deixa autografar ou prefere a camisa intacta?
Erasmo: Não tenho camisa autografada, pois nunca tive oportunidade de pedir a um ídolo como Marques, Reinaldo, Dadá. Não deixo qualquer um rabiscar minhas camisas, mas tenho autógrafos do João Leite em um papel e está em um quadro, autógrafo este que deve ser de quando eu tinha uns 9 anos.
Qual camisa você não tem, mas queria muito na coleção?
Erasmo: São muitas, mas a que quero mesmo é qualquer uma do Taffarel da época em que ele esteve debaixo das traves alvinegra. Inclusive, aceito doações haha.
Qual o valor máximo que você pagaria em uma camisa?
Erasmo: Se eu ganhasse na mega-sena pagaria o preço que for, mas como não ganhei ainda, até 300 reais eu pago. Mesmo que eu fique com o sapato velho de uns 3 anos atrás e use o dinheiro de um novo no manto. Só não deixo de comprar a camisa.
E se você para vender as suas, qual seria o valor?
Erasmo: Nenhum, uma vez minha, não será de mais ninguém. Só quando eu morrer, aí deixo como herança no testamento.
Deixe um recado para os Atleticanos que pensam em começar uma coleção de camisas do Galo.
Erasmo: Colecionar é um vicio, é como torcer pelo GALO, não tem como deixar de lado. Sempre tem aquela camisa q você tanto quer e falta na sua coleção, você vai lá e conta as moedas para adquiri-la, mas não deixa passar. A dica que deixo é para tomar cuidado e não se endividar com camisas, pois aconteceu comigo e tive que recorrer aos meus pais que, com muito xingamento, me deram o dinheiro para pagar meu cartão de crédito.
Fael Lima
ABRAÇO NAÇÃO!
Youtube 1 | Youtube 2 |Youtube 3