O Thiago Pet aparece hoje no Verdadeira Pele para mostrar sua coleção aos visitantes do Cam1sa Do2e.
O Thiago é moderador da comunidade do Atlético no Orkut e respira Galo o dia inteiro, além de viajar para ver jogos em Minas Gerais e em outros estados. Confesso que o cara é meio preguiçoso e não tirou todas as camisas do guarda-roupas para serem fotografadas, mas depois eu puxo a orelha dele.
Com vocês, a coleção do Thiago Pet no Verdadeira Pele!
Clique aqui e participe também da comunidade dos colecionadores
Camisas antigas à venda (Facebook)
Camisas antigas à venda (Orkut)
Quando e como começou a colecionar camisas do Atlético?
Thiago: Comecei por acaso. Como tinha camisas e sempre compro, fui colecionando. Não sou colecionador aficionado, não estou em busca de números, tem gente mais engajada nisso e os admiro. Você vai guardando, vai comprando, quando se vê, já está com um monte de camisa do Galo. Cuido bem das minhas, mas adquiro com cautela.
O manto do Galo é sagrado, não se doa, não se vende. Já ganhei camisa por TV. Dou sorte nessas promoções. Mas aí, no caso, é camisa de outros times e a camisa é nova. Já usei essas em trocas.
Sempre pergunto aos colecionadores que participam do Verdadeira Pele como eles guardam os mantos e como a família reage com a dedicação e gastos da coleção. Como é no seu caso?
Thiago: Nada em especial. Meus pais admiram e até dão uma força. Minha mãe faz questão de ajudar a guardar as camisas limpas, todas no cabide. Não posso reclamar.Não tenho muitas camisas, tenho umas 30, 40, então fica até fácil. Mas agora está faltando é espaço.
É seguro comprar camisas em sites de leilão ou redes sociais? Já adquiriu alguma camisa que não era como você pensava?
Thiago: Só comprei uma até hoje. Acabei dando sorte por que ela veio ok, mas ainda tenho receio. Ainda existem pessoas que vendem a camisa com foto de Oudoor de Mc Donald's: na foto é um baita sanduíche, mas quando você pede, vem um sanduichinho. Quando vê a camisa, ela pode ter furos, 'bolinhas', etc. Tive um amigo que passou por isso recentemente. É frustrante.
Vi que várias estão autografadas. Você faz questão de conseguir os autógrafos dos jogadores que vestiram a camisa naquela temporada ou os jogadores assinam quaisquer camisas?
Thiago: É engraçado, porque eu não gosto muito de autógrafo em camisa, haha. Tenho a camisa do Renan Ribeiro autografada, porque ganhei dele e veio a dedicatória. A de 2002 está autografada por todo o elenco e a de 2000 tem autógrafo do Guilherme.Pra mim, o autografo tem que ter um significado. Tem que ser a do jogador que vestia na época. Tenho uma camisa retrô autografada por ex-jogadores.
Te encontrei uma vez na Sessão em Preto e Branco pegando autógrafo do Vavá, Cerezo, Rei e na camisa já havia um do Dadá. Quais outros grandes jogadores já autografaram suas camisas?
Thiago: Muita gente boa e ruim, haha. Tem o Guilherme, o Marques, do Tardelli, do Obina, Renan Ribeiro, Ricardinho, elenco de 2002/2003. Essa do elenco é interessante. Tem autografo do Cicinho, do Mancni, mas tem do Eraldo e do Gutierrez.O autógrafo é ocasional. Não pego pra bajular jogador, é simplesmente pra valorizar mesmo a camisa. Hoje vejo que muitos colecionadores também não gostam, mas agora já era.
Qual é sua camisa preferida na coleção e porque ela se tornou especial?
Thiago: A camisa de 1995. Ela é a mais bonita, na minha opinião. A Umbro tinha um excelente gosto pra camisa. A de 2001 também é linda.Se tornou especial porque na época eu jogava no futsal do Galo e fomos levados pra jogar no campo. Cheguei a fazer uns 13 jogos, mas aí mandaram eu comer mais feijão.
Bom, pelo menos a camisa que a gente jogou eles nos deram. A minha é uma número 18.
Vi que tem várias camisas de torcidas. Você corre atrás para conseguir, como camisas de jogo, ou só guarda quando ganha alguma?
Thiago: Em primeiro lugar, não conto elas como camisas de coleção do Galo. São camisas de ''atleticanos'. Não faço questão de ir atrás, porém, se tenho a oportunidade, compro na hora. Sempre tem o interesse. Até pra ajudar, porque são pessoas dedicadas a reunir atleticanos, seja em interesses comuns ou lugares comuns. Veja um exemplo, fui assistir a um jogo do Galo no Recife-PE. Lá, encontrei a turma da Pernambugalo e fui pro jogo junto dos caras, conheci, conversei, vi a dedicação deles. Comprar a camisa acaba sendo consequência. Foi assim com a Candangalo, Cariogalo, fora as torcidas de BH, como Galo Metal, Galoucura.
E quais camisas dessa coleção à parte você destaca?
Thiago: Acho a da Pernambugalo bem bonita. O Galo estilizado com roupa de cangaceiro ficou muito legal. Recomendo pra quem gosta.
Qual camisa você não tem, mas está à procura?
Thiago: Atualmente eu gostaria de camisas mais antigas. Quanto mais antiga, melhor. Especificamente, eu gostaria da camisa de 1987 também.
Se a Topper encerrasse seu vínculo com o Galo hoje, como você avaliaria sua passagem por aqui?
Thiago: Achei uma passagem mediana. Foi mais uma marca apenas. Teve um grande sucesso com a camisa de treino rosa, mas um apelo negativo e deixou marcas eternas com uma aposta arriscada e um marketing, na minha opinião, dese. Não sou fã de camisas do Galo de outro cor, não tenho camisa rosa, verde, laranja, cor de burro fugido... Tiveram a chance de fazer belas camisas, mas não achei nenhuma bonita e a distribuição da Topper nos pontos de venda é muito fraca. De ponto positivo, achei as camisas retrôs da década de 80 muito bonitas. Gostei dos 3 modelos.
Deixa um recado do Pet pra torcida.
Caso queiram negociar camisas do Galo:
Contato via twitter: @thiagopet
ABRAÇO NAÇÃO!
Fael Lima