Por Frederico Jota
www.twitter.com/FredericoJota / www.fredericojota.blogspot.com
Ter ou não ter uma terceira camisa?
Seria algo que iria contra a tradição do clube?
Muitos sempre debatem a utilização de uma camisa que seja diferente daquelas que o clube usa desde a sua fundação, com o mesmo desenho e mesmas cores.
Na minha opinião, nada mais bacana do que usar a camisa para marcar uma data, fazer uma homenagem e criar um novo desenho sobre o mesmo tema.
De uns tempos para cá, o Atlético criou várias terceiras camisas. Várias delas muito interessantes.
Ok, algumas ficaram abaixo da expectativa ou até mesmo se tornaram mais peças de museu do que artigos para os torcedores usarem nas ruas. Em 1995, por exemplo, a famosa camisa que trazia nas listras brancas as datas das conquistas de títulos e que ficou conhecida como "lista de telefone" não ficou lá muito bela. Mas é histórica. Dois anos depois, em comemoração ao centenário de Belo Horizonte, a camisa branca com duas listras verticais no centro ficou muito bacana e marcou ainda a despedida de Cerezo do clube. Uma das mais belas, na minha opinião, é a usada na Libertadores de 2000, toda negra. Aliás, acho que o Galo deveria logo adotar essa camisa como um de seus uniformes oficiais.
No início dos anos 2000, o clube acertou a mão ao lançar camisas comemorativas. Em 2003, ano do 95º aniversário, a camisa preta com finais listras cinzas, fez sucesso. Depois, foram lançados diversos modelos, como a preta com uma faixa cinza horizontal no meio, em 2007, festejando os 99 anos, a preta com uma listra dourada e outra branca em 2006, alusiva aos 98 anos, e outras pretas, sempre muito belas, em 2005 (97 anos) e em 2004 (96 anos).
No ano do Centenário, a expectativa era saber qual camisa o clube iria lançar. Os modelos tradicionais ficaram muito bacanas com o desenho do escudo antigo do Atlético. Mas foi a camisa que trocou as listras brancas por douradas que marcou as comemorações do ano em que o clube chegou aos 100 anos. De lá para cá, nenhuma terceira camisa.
Nesta quarta-feira, dia 18, o clube vai lançar seus novos modelos, que serão usados em 2011. Eu gostaria muito que o Atlético colocasse no pacote uma terceira camisa, que faça os torcedores correrem às lojas, que os colecionadores guardem em suas casas como uma peça diferenciada. E, que, claro, leve ainda mais recursos para o clube, como já acontece em grande parte do mundo.
Um brinde à terceira camisa!