A Massa perde um amigo

Por:
27/08/2013 - 03:01

galo julio 1 - A Massa perde um amigo

Imagem: Internet

Desde criança, quando morava no interior, gostava de ler as histórias sobre um tal de “Júlio, o mais amigo”. Entre os casos preferidos, estão a ocasião em que ele doou uma bandeira gigante para cobrir o gramado antes da vitória sobre a Seleção Brasileira, em 1969, e a caravana com milhares de Atleticanos que invadiram o Rio de Janeiro dois anos depois, na conquista do Campeonato Brasileiro de 1971.

Júlio viveu para o Atlético. Garantia a festa nos estádios de Belo Horizonte com a Charanga que ele sempre teve um carinho especial. É possível ver frutos de sua dedicação ainda hoje, quando o Galo vence e a Charanga começa um carnaval na porta do estádio. O empresário e dono de um conhecido armazém da capital naquela época, não ficava somente na arquibancada. Sempre que possível, Júlio colocava dinheiro do próprio bolso para pagar bichos ou ajudar na renovação de contratos dos jogadores. O Atleticano nunca se arrependeu, pois era daqueles apaixonados que colocavam o sentimento acima de qualquer cifra.

julio com a taça 300x300 - A Massa perde um amigo

Júlio chega a BH com a taça de campeão Brasileiro. / Imagem: Internet

Quando me mudei para Belo Horizonte e comecei uma vida intensa de arquibancada ao lado do Atlético, fiz uma lista de ações que pretendia colocar em prática. Entre as primeiras, sonhava em entrevistar o Júlio, pessoa que eu via como um símbolo da nossa torcida. Consegui seu endereço e por duas vezes cheguei a pegar o telefone para fazer o pedido de entrevista. Não cheguei a discar os números. Decidi esperar pelo momento em que eu teria equipamentos para produzir um material à altura daquele personagem de tantas páginas na centenária história Alvinegra. Se pudesse voltar no tempo, discaria aqueles números somente para dizer “Alô, Júlio? Sou seu fã!”.

Uma semana após a final da Libertadores, Júlio Firmino da Rocha foi diagnosticado com um câncer linfático. Um mês após a conquista, a Charanga tocou o hino do Galo no Cemitério Parque da Colina. Muitos Atleticanos não sabem, mas no dia 26 de agosto de 2013, perdemos um amigo, o mais amigo.

Clique aqui e torça com estilo!

ABRAÇO NAÇÃO!

Fael Lima

Twitter | Facebook

Youtube 1 | Google +