O renascimento de Róger Guedes

Por:
21/05/2018 - 09:50

As últimas atuações de Róger Guedes deixam claro que o camisa 23 alvinegro volta por cima. Autor de 5 gols nos últimos 5 jogos do Atlético pelo Brasileirão, o atacante vem sendo decisivo para a esquadra preta e branca. Além de ser o atual artilheiro da competição nacional, Guedes ajudou o alvinegro a assumir a liderança momentânea da competição nacional, após seis rodadas disputadas. 

roger guedes - O renascimento de Róger Guedes

Róger Guedes: de questionado a peça chave no time do Galo / Foto: Bruno Cantini (Atlético)

Mas para se superar e chegar ao seu melhor momento pelo Galo, Róger Guedes passou muitas dificuldades. Vindo de empréstimo do Palmeiras e envolvido em uma troca com Marcos Rocha, o atacante foi anunciado como reforço no fim do ano passado. Jogador veloz, de muita habilidade e boa recomposição, ele chegou cercado de expectativas, sobretudo por ter as credenciais necessárias para preencher uma lacuna que atormentou o Atlético em 2017: a falta de um atleta de drible e lances individuais.

Logo na estreia, contra o Democrata, pelo Campeonato Mineiro, a boa atuação coroada com um gol encheu de esperanças torcedores e dirigentes atleticanos.

Porém, após a estreia e a boa sequência de jogos como titular no estadual, o atacante sofreu um declínio em seu rendimento e perdeu a vaga na esquadra principal do alvinegro. Na reta decisiva do Mineiro, ficou de fora por 4 jogos importantes, como os dois confrontos de semifinal contra o América e o primeiro jogo da final contra o Cruzeiro. Entrou aos 33 do segundo tempo no segundo duelo no Mineirão, mas teve poucos minutos para fazer algo relevante. 

WhatsApp Image 2018 05 21 at 9.44.34 AM - O renascimento de Róger Guedes

Os números de Róger Guedes em 2018 / Arte: Gabriel Alves (Camisa Doze)

Contra o Figueirense, em jogo válido pela terceira fase da Copa do Brasil, Guedes teve um ataque de fúria ao ser substituído pelo técnico Thiago Larghi. O temperamento explosivo ficou ainda mais evidente em uma briga com o argentino Tomás Andrade, durante treinamento na Cidade do Galo.

Mas foi no jogo de estreia do Galo no Brasileiro que a situação de Guedes no Atlético ficou crítica. Ao entrar aos 44 do segundo tempo no lugar de Cazares, com o placar de 1 a 1, o ponta alvinegro cometeu um erro bizarro ao tentar dar um passe de calcanhar em um contra-ataque que poderia dar a vitória ao Galo. No mesmo lance, o Vasco conseguiu puxar um contra -golpe que culminou em um pênalti em cima de Rildo, aos 50 da etapa final. Yago Pikachu marcou e deu os três pontos aos cruzmaltinos. 

Posteriormente ao erro, a torcida atleticana ficou enfurecida com Róger Guedes. A diretoria do clube mineiro cogitou devolver o jogador ao Palmeiras, que não o quis de volta.

Um grupo de cinco jogadores, formado por Leonardo Silva, Victor, Elias, Fábio Santos e Ricardo Oliveira, pediu a diretoria uma segunda chance ao jovem atacante. O diretor Alexandre Gallo atendeu ao pedido do quinteto e deu um novo ânimo ao camisa 23. 

Thiago Larghi resolveu escalar na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Ferroviario, no Ceará. O atacante correspondeu e marcou um dos gols do empate por 2 a 2. 

Após toda a confusão e os rumores de sua saída, Guedes vem conquistando a torcida alvinegra e a comissão técnica do Galo. Com boa movimentação no ataque e recomposição firme, o atleta revelado pelo Criciúma segue dando mostras de bom futebol.  

guedes 1 - O renascimento de Róger Guedes

Velocidade pelos lados e faro de gol na área adversária / Foto: Bruno Cantini (Atlético)

Marcando gols importantíssimos como nos triunfos contra Vitória, Corinthians, no empate contra o São Paulo no Morumbi, vitória contra o Atlético-PR na Arena da Baixa e no clássico do fim de semana, Róger Guedes mostrou superação e vem provando à torcida o motivo de ter sido considerado um reforço pontual para a esquadra alvinegra. 

A expectativa geral é ver Guedes dando continuidade à boa fase e, por consequência, sendo peça fundamental no Campeonato Brasileiro do Galo.