As pratas da casa que podem ganhar espaço no Atlético em 2018

Por:
22/01/2018 - 08:22

As categorias de base do Atlético são alvo de muitas críticas de parte da torcida. Resultados como a eliminação precoce na Copa São Paulo de 2018 colocam em dúvida o trabalho de formação realizado na Cidade do Galo. Mas ainda assim o clube conta com pratas da casa que têm potencial para brigar por espaço no elenco de 2018.

O Camisa Doze traz uma análise dos atletas que podem se tornar boas opções para Oswaldo de Oliveira. Abordamos jogadores que subiram neste ano do Sub-20 para o profissional, além de atletas que ainda não foram promovidos, mas podem ser durante a temporada.

Marco Túlio

STATS MARCO TULIO - As pratas da casa que podem ganhar espaço no Atlético em 2018

Marco Túlio foi artilheiro na base atleticana em 2017 / Arte: Felipe Santos

Dentre os jogadores que subiram da base em 2018, Marco Túlio é o principal nome. O meia-atacante já entrou bem na partida contra o Boa Esporte, pela estreia do Mineiro. Em 2017, foi o principal destaque da base atleticana, sendo protagonista no Sub-20 e também no time B.

Estilo de jogo e opções táticas

Marco Túlio é um jogador muito versátil na parte tática. Pode jogar como ponta, pelo lado direito e principalmente pela esquerda. Também joga como armador central e até como um centro-avante de movimentação, função que exerceu muito bem pela equipe Sub-20 do Galo em 2017, sendo o artilheiro da equipe com 15 gols, e ainda marcando mais 8 pelo time B.

marco tulio - As pratas da casa que podem ganhar espaço no Atlético em 2018

Marco Túlio pode jogar em todas as posições do setor ofensivo / Arte: Lineup Builder

O jovem de 19 anos tem uma técnica refinada, com facilidade para jogar nos espaços curtos, fazendo jogadas em velocidade. Seu setor preferencial é na última parte do campo, perto do gol adversário, deixando os companheiros no gol ou aparecendo para finalizar.

Marquinhos

STATS MARQUINHOS - As pratas da casa que podem ganhar espaço no Atlético em 2018

Marquinhos foi protagonista no Sub-20 do Galo no último ano / Arte: Felipe Santos

Marquinhos ainda não foi oficialmente promovido para a equipe principal do Atlético, mas isso não deve demorar a acontecer. Se recuperando de uma lesão grave, o meio-campista ficou de fora da Copa São Paulo e perdeu também a pré-temporada do profissional. Mas o desempenho do maranhense em 2017 o credencia a receber oportunidades de Oswaldo Oliveira neste ano.

Estilo de jogo e opções táticas

Assim como Marco Túlio, Marquinhos se destaca por oferecer uma versatilidade muito grande na parte tática. Pode jogar como um volante, nos lados do campo (principalmente pela direita) e como armador central.

marquinhos - As pratas da casa que podem ganhar espaço no Atlético em 2018

Marquinhos pode oferecer versatilidade ao meio de campo alvinegro / Arte: Lineup Builder

O meia não tem grande habilidade, e nem é um clássico armador de jogadas. Mas Marquinhos se destaca por uma ótima leitura de jogo, além de atuar com muita intensidade, sendo muito consistente em suas funções defensivas. Com a bola, Marquinhos possui boa técnica, mas tem como principal força a chegada em velocidade na área adversária.

Alerrandro

STATS ALERRANDRO - As pratas da casa que podem ganhar espaço no Atlético em 2018

Alerrandro teve desempenho discreto no Sub-17, mas iniciou 2018 recuperando bom futebol / Arte: Felipe Santos

Alerrandro, com 18 anos recém completados, foi o grande destaque na campanha alvinegra na Copinha. Reconhecido pelo bom desempenho, o centro-avante vem realizando treinamentos com a equipe principal nos últimos dias. Com convocações e títulos pela Seleção Brasileira Sub-15 e Sub-17, o camisa 9 sofreu com lesões em 2016 e 2017, mas iniciou a temporada 2018 recuperando seu bom futebol.

O jovem ainda deve atuar principalmente pela equipe Sub-20, mas a ausência de um centro-avante de ofício para disputar posição com Ricardo Oliveira coloca Alerrandro como uma possível opção de elenco ao longo do ano.

Estilo de jogo e opções táticas

Alerrandro é um jogador que une as características clássicas de um centro-avante com as demandas modernas da posição. É essencialmente um artilheiro, tendo como sua principal qualidade a finalização de jogadas. Mas o jovem nascido em Lavras-MG também tem muita inteligência para sair da área e armar jogadas, deixando companheiros de equipe na cara do gol com muita facilidade.

Nathan e César precisam vencer ampla concorrência

arte 2 - As pratas da casa que podem ganhar espaço no Atlético em 2018

Nathan (e), César (c) e Bruno Roberto (d) são outros atletas da base que aparecem entre os profissionais na pré-temporada / Arte: Felipe Santos

O zagueiro Nathan e o lateral-esquerdo César também foram anunciados, junto de Marco Túlio, entre os atletas promovidos da base para o profissional no início de 2018. Ambos tiveram bom desempenho em seus últimos momentos de categoria de base, porém ainda sofrem como uma concorrência muito grande nas posições em que atuam, portanto, devem esperar mais para receber oportunidades reais.

O Camisa Doze quer saber

As pratas da casa citadas nesta matéria não terão vida fácil para ganhar sequência no elenco alvinegro. Oswaldo de Oliveira conta com um grupo extenso para trabalhar. Mas algumas peças do elenco provocam alguma desconfiança por terem mostrado um futebol irregular nos últimos anos.

A pergunta é: vale a pena apostar novamente em jogadores que terminaram 2017 desvalorizados, ou é melhor apostar nos jovens que estão aparecendo nesta temporada? Na enquete, você poderá votar em sua preferência conforme as posições de cada jogador.